quinta, 25 de abril de 2024
GAMELEIRA

Integrantes do PCC fazem motim e ameaçam ataques na Capital

15 novembro 2019 - 10h00Por Dourados News

Após integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) terem uma tentativa de fuga frustrada por agentes penitenciários, um grupo de 50 presos iniciou um motim, com destruição de celas e ameaças de morte ao corpo de segurança no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na madrugada de quinta-feira, dia 14 de novembro, em Campo Grande.

Conforme a Polícia Civil, por volta das 2h30, após a tentativa de fuga no pavilhão D, foi feito um confere nominal e solicitado aos internos que mudassem de cela, devido a cela 114 estar com a parede quebrada.

Segundo o jornal Correio do Estado, nesse intervalo, presos de todo o pavilhão começaram uma sequência de agressões verbais e ameaças de morte contra os agentes penitenciários. Eles entoaram o hino do PCC e fizeram ameaças como: “Aqui quem manda é o PCC, o crime organizado”, “A cadeia é nossa”, “Vamos matar todo mundo nesse plantão” e “O Brasil é nosso”. Ao mesmo em que gritavam, a massa carcerária tentava arrancar grades das celas.

Diante do motim, agentes voltaram para a portaria e acionaram o Batalhão de Choque da Polícia Militar para intervir e controlar a situação.

Foram identificados pelo menos 50 presos que foram os que mais se sobressaíram em meio ao ataque. Eles gritaram lema do PCC, chutaram grades e inflamaram os demais presos contra os agentes. Três funcionários da segurança foram chamados pelo nome e ameaçado por preso que afirmou saber onde ele mora, que o seguia desde a Máxima e que mataria a família. “Vamos derrubar essa cadeia e você junto! É tudo nosso 1533, PCC!”.

Os presos tentaram ainda incitar detentos dos demais pavilhões, A, B e C, a participar do motim, solicitando que nenhum interno vá trabalhar e que chamem os familiares para um possível protesto generalizado em todos os presídios de Mato Grosso do Sul e atentar contra o transporte público de Campo Grande.

Com a chegada do Batalhão de Choque, o motim foi controlado e os presos encaminhados para celas disciplinares.

Agentes penitenciários ameaçados registraram boletim de ocorrência contra os presos. Caso foi registrado como ameaça e motim de presos na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Piratininga.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul