quarta, 09 de julho de 2025
POLÍCIA

MS tem alvo de operação nacional que combate crimes digitais praticados por adolescentes

14 maio 2025 - 15h30Por Dourados News

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul cumpriu nesta quarta-feira (14) um mandado de internação provisória contra um adolescente suspeito de integrar uma organização criminosa que atua no ambiente virtual. A ação faz parte da 2ª fase da Operação Adolescência Segura, deflagrada com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e que acontece simultaneamente em seis estados.

O alvo em Mato Grosso do Sul foi localizado em Campo Grande. Segundo a investigação, o adolescente fazia parte de uma célula criminosa voltada à cooptação de jovens e à prática de crimes digitais graves, como violência simbólica, incentivo à automutilação, estupro virtual e crimes de ódio.

A operação tem como objetivo combater a atuação de adolescentes que praticam atos criminosos contra outros jovens, utilizando plataformas virtuais para disseminar conteúdos violentos e estimular condutas criminosas.

Coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, a ofensiva contou com o apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab/MJSP) e envolveu também as polícias civis de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

No total, foram cumpridos cinco mandados de internação provisória e um mandado de busca e apreensão, todos expedidos pela Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro. Os alvos são adolescentes identificados como líderes e membros ativos da organização criminosa monitorada desde a primeira fase da operação, realizada em 15 de abril.

Na etapa inicial, a operação desmantelou servidores e canais digitais usados para a disseminação de conteúdos criminosos, resultando na apreensão de provas e identificação de novos suspeitos. Esse trabalho foi fundamental para avançar nas investigações e viabilizar a deflagração da segunda fase da operação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha destacou papel da vacinação

GERAL

CNU 2025: nova retificação muda quadro de vagas e atribuição de cargos

Veja o que mais foi alterado no certame que oferece vagas em 32 órgãos

PONTA PORÃ

Adolescente é apreendida com drogas em ônibus na BR-463

PONTA PORÃ

Ônibus escolar é apreendido com mais de 2 toneladas de drogas na fronteira