quinta, 28 de março de 2024
SEGURANÇA PÚBLICA

Na primeira semana, OCOP alcança 91% de atendimento das ocorrências

21 julho 2021 - 13h15Por Portal Governo MS

O Programa OCOP (Obtenção de Capacidade Operacional Plena), da Polícia Militar, já alcançou bons resultados na primeira semana após ser lançado pelo governador Reinaldo Azambuja, em Campo Grande.

Entre os dias 12 a 19 de julho de 2021, o programa alcançou 91% de média de atendimento nas ocorrências. Em alguns dias da semana passada (segunda e terça-feira), a Polícia Militar conseguiu a marca histórica de 100% de êxito no empenho das viaturas para atendimento da comunidade. Em um comparativo com o mesmo período do ano passado, graças ao patrulhamento preventivo contínuo, houve a redução de 30% no número de chamadas via 190.

A atuação efetiva da PMMS junto à sociedade, com policiamento orientado de acordo com as particularidades de cada Região Urbana de Campo Grande, possibilitou uma queda significativa no tempo resposta após o acionamento via Centro Integrado de Operações Policiais - CIOPS.

No sábado (17), a PMMS atendeu uma ocorrência de roubo na região central, onde o autor estava com uma pistola e assaltou dois veículos. Do instante que a primeira vítima acionou o 190, até a chegada da viatura operacional, o lapso temporal foi de apenas um minuto. A equipe policial avistou o suspeito, que empreendeu fuga, vindo a subtrair outro veículo poucos metros após o local do primeiro delito. Em uma ação rápida, os policiais militares conseguiram conter o suspeito, recuperando os dois veículos e a arma utilizada no roubo. A operação durou menos de cinco minutos, após o despacho inicial da ocorrência.

O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel André Macedo, considera que a estratégia de policiamento adotada com o OCOP é o principal fator para os resultados da primeira semana. “As viaturas, agora, se encontram setorizadas. Essa setorização tem por base diminuir a área de atuação delas, para que possa ter um planejamento e uma execução muito mais eficaz, que tenha uma proximidade ainda maior com a comunidade onde eles estão trabalhando, que facilita muito o trabalho do policial militar e dá mais tranquilidade para o cidadão”, disse.

Além do atendimento com as equipes de rádio patrulha, a PMMS atende a população com as Unidades Especializadas (Batalhão de Polícia Militar de CHOQUE, Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada – CAVALARIA, Batalhão de Polícia Militar de Trânsito e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária - BPMRv), que fazem a recobertura do policiamento, atuando em situações que necessitam de apoio especializado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro