sexta, 19 de abril de 2024
AÇÃO CONJUNTA

Operação Lei Seca contém os excessos de torcedores em Dourados

29 novembro 2021 - 12h30Por PMMS

 A Polícia Militar de Dourados, em ação conjunta com Guarda Municipal e a AGETRAN, colocaram mais de 20 agentes de trânsito nas ruas para execução da Operação lei Seca no ultimo sábado.

A operação visava retirar de circulação, motoristas que condiziam veículos sob o efeito de álcool.

Dirigir embriagado ou sob efeito de álcool é a causa da maioria dos acidentes de trânsito com vitimas fatais em nossa cidade, uma vez que a imprudência nesses casos se torna mais latente.

Diante dessa necessidade, órgão de fiscalização de trânsito fizeram a junção de esforços, no sentido dar inicio a fiscalização desse tipo de crime ou infração através da operação Lei Seca.

É importante salientar que tal operação esta voltada ao trânsito, e nada tem a ver com a questão de compra, venda ou comercialização de bebidas alcoólicas em Dourados, ate mesmo porque as instituições envolvidas não tem essa prerrogativa de legislar a respeito deste fato.

Com a ação de diversos agentes especializados em trânsito na operação, foi alcançado um saldo muito positivo, exatamente conforme a previsão do planejamento.

Durante o pico do fluxo de veículos na área central da cidade, com o trânsito de aproximadamente 5 mil veículos, foram abordados aleatoriamente mais de 200 veículos, sendo recolhidos 4 desses veículos e a confecção de mais de 200 notificações de infrações de trânsito.

As infrações que mais ocorreram durante a operação foi a de transitar com pessoas no compartimento de carga dos veículos, excesso de pessoas em veículos de passeio, o não uso do cinto de segurança e dirigir usando o celular.

Parte da Avenida Weimar Gonçalves Torres ficou engarrafada por alguns momentos, durante esse pico de trafego, entretanto, com a ação dos agentes de trânsito, o local foi rapidamente organizado e retomado o trafego normalmente.

Resultados

O principal intuito da operação era evitar, nesse período de trafego pesado, acidentes de trânsito que levassem a danos materiais e com vítimas. Neste sentido a operação foi um sucesso, tendo sido registrado apenas um acidente e fora da área saturada.

Com um planejamento operacional voltado a prevenção, a Policia Militar de Dourados já incluiu a operação Lei Seca nas ações do Plano de Policiamento do Final de Ano – “Operação Boas Festa”, tradicionalmente lançada pela Policia Militar em todo o Estado e com ênfase nos grandes centros com a Capital e Dourados.

Para o comandante da operação, capitão PM Diniz, a ação do sábado foi bastante importante e tecnicamente preveniu acidentes e situações recorrentes em dias de comemorações esportivas, como a perturbação do sossego por exemplo.

“A junção de esforços das instituições foi muito importante e realmente inibiu muitas ações que poderiam ter ocorrido no sábado. A divulgação e os equipamentos utilizados na operação geraram um efeito instrutivo de desmotivou os excessos que normalmente são praticados nesses tipos de eventos por torcedores.” Diz o capitão PM Diniz.

“As ocorrências atendidas durante a ação foram bem abaixo do que se esperava, resultando no sucesso da operação.” Conclui o comandante da operação.

As ações preventivas terão continuidade durante a semana.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa