terça, 23 de abril de 2024
PARAGUAI

Operação prende policiais acusados de ajudar traficantes na fronteira

28 outubro 2019 - 11h15Por Vinicios Araújo, com ABC Color

A Polícia Nacional Paraguaia deflagrou a ‘Operação Norte’, cumprindo vários mandados de prisão contra agentes da segurança pública acusados de facilitar a ação de traficantes na fronteira. O jornal ABC Color noticiou nesta manhã que são 21 alvos, 9 deles atuando em Pedro Juan Caballero. 

O noticiário paraguaio afirma que além de permitir o cultivo e o comércio de drogas pela organização, os policiais também forneciam informações importantes aos criminosos.

PROPINA

O promotor Hugo Volpe disse ao programa ABC Cardinal que os agentes cobravam em torno de G. 300.000 e G. 1.000.000. Isso em real representa de R$ 184,40 a R$ 61.467,32.

Ele não confirmou se os repasses seriam recorrentes ou foi feito um único pagamento. 

O chefe da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) Arnaldo Giuzzio, disse que a ação que prendeu e extraditou Levi Adriani Felicio no dia 15/10 ao Brasil, identificou conversas com policiais. O traficante brasileiro é apontado como líder de uma das mais importantes estruturas de tráfego ilegal que opera localmente desde 2014. 

A influência do criminoso na fronteira era forte, sendo que, segundo o ABC Color, ele seria ligado às duas facções rivais de maior dominação do tráfico de drogas na fronteira: o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital. 

Após as prisões, as intervenções continuam com a constituição dos agentes fiscais em outras unidades policiais, a fim de levantar vários relatórios e documentos.

Além de Pedro Juan, a operação se dá também nas cidades de Conceição, Santa Rosa del Aguaray, Caaguazú, Ciudad del Este e Assunção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda

AGEPEN

Policiais penais recebem treinamento avançado em serviços de escolta

ESPORTES

Workshop gratuito ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil

POLÍTICA

Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto