quinta, 28 de março de 2024
CRIME AMBIENTAL

Pecuarista é autuado por desmatamento e exploração ilegal de madeira

13 janeiro 2021 - 09h00Por PM-MS

Policiais Militares Ambientais de Coxim autuaram hoje (12) à tarde um pecuarista por desmatamento ilegal de áreas protegidas por lei e exploração ilegal de madeira. A PMA localizou a infração em três áreas de diferentes características, em uma fazenda localizada na área rural do município, a 16 km da cidade. Os crimes estavam sendo cometidos com uso de uma máquina de esteira que foi apreendida.

Máquina apreendida.

Uma parcela da vegetação foi desmatada à margem do rio Taquari, a 55 metros, onde deveriam ser preservados 100 metros. 3 hectares da desvetação foram dentro de uma área brejosa declarada no Cadastro Ambiental Rural (CAR) como área de preservação permanente (APP). Mais 1 hectare foi desmatado em área sem proteção especial por lei, que poderia ser desmatada, porém, não havia a devida licenciamento ambiental.

Desmatamento margem do rio Taquari.

Desmatamento em área sem proteção especial.

Árvore derrubada.

Ainda foram localizadas 52 árvores derrubadas de diversas espécies para exploração da madeira, também sem autorização ambiental. As atividades foram paralisadas. O infrator (40), residente em Coxim, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 36.600,00. O pecuarista também responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de um a três a anos de detenção.

O fazendeiro também foi notificado a apresentar Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE