quinta, 28 de março de 2024
CRIME AMBIENTAL

PMA apreende bitrem com 54 m³ de madeira ilegal descarregando em madeireira e autua proprietário

13 maio 2021 - 17h00Por PM-MS

Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizavam fiscalização ambiental no município de Ivinhema, na Operação Hórus, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Estado de MS ontem (12) à noite e perceberam em uma madeireira, funcionários descarregando uma carga de madeira que estava em uma carreta bitrem, acoplada a um caminhão tractor Volvo/FH 540, com placas de Itanhangá (MT).

Ao analisar o Documento de Origem Florestal (DOF-GF) da madeira serrada que era descarregada, os Policiais verificaram que na documentação constava que o transporte teria como origem o município de Itanhangá (MT) e como destino final a cidade de Apucarana (PR), portanto, o descarregamento estava em desacordo com o memorial descritivo de transporte que indicava na licença, o que se caracteriza como crime ambiental. Possivelmente o documento ambiental de transporte (DOF) não era da mesma carga.

Constatada a infração, os Policiais Militares Ambientais efetuaram a cubagem da madeira que perfez 53.65 m³ e apreenderam o veículo e a carga. Também autuaram administrativamente a empresa madeireira que adquiriu a carga, com domicílio jurídico em Ivinhema, aplicando-lhe multa de R$ 16.095,00. O responsável foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema e também responderá por crime ambiental. A pena prevista para este crime é de seis meses a um ano de detenção, e multa.

Parte da madeira que havia sido descarregada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro