quinta, 25 de abril de 2024
MEIO AMBIENTE

PMA autua infrator em R$ 4 mil por exploração ilegal de madeira em área protegida

18 maio 2022 - 13h30Por PM-MS

Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho realizavam orientações sobre incêndios nos trabalhos da operação Prolepse, de prevenção e combate aos incêndios, com distribuição de “folders” e orientando os moradores rurais sobre os problemas dos incêndios e, durante os trabalhos ontem (17), receberam denúncias de exploração ilegal de madeira em uma propriedade rural, localizada a 230 kg da cidade.

A equipe foi ao local, confirmou a denúncia, e encontrou 11 árvores derrubadas das espécies aroeira, ipê e angico, que estavam sendo desdobradas em estacas, mourões e palanques para cerca, na área protegida de reserva legal da propriedade. A atividade ilegal estava em andamento e continuaria com derrubada de muito mais árvores e, inclusive, uma motosserra que era utilizada na exploração ilegal no momento da chegada da equipe foi apreendida, juntamente com a madeira.

Madeira de uma das árvores sendo desdobrada em estacas.

A motosserra utilizada não possuía a Licença de Porte e Uso (LPU), o que por si só,  caracteriza-se como crime também. O infrator (59), residente em Porto Murtinho, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 4.300,00, por exploração de madeira ilegalmente em área protegida por lei e por uso de motosserra ilegal. Ele responderá pelos dois crimes ambientais, que têm penas previstas de três meses a um ano de detenção, cada um.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

CONSUMIDOR

Comissão aprova verificação de idade na venda de produto proibido a menor em autoatendimento