quinta, 25 de abril de 2024
REGIÃO

PMA autua infrator por realizar limpeza, derrubar árvores e incendiar vegetação

16 julho 2021 - 09h00Por PM-MS

Depois da antecipação da proibição da queima controlada, inclusive, para quem possuía licença e não havia realizado a queima, a PMA percebeu que aparentemente algumas pessoas correram para realizar suas limpezas com o uso do fogo. Talvez, porque à exceção do ano passado (2020), em que houve uma antecipação do Governo Federal e do Estado, se conseguia licença em Mato Grosso do Sul até o dia 31 de julho.

De qualquer forma, o Comando da Polícia Militar Ambiental determinou que os Policiais das 26 Subunidades no Estado, que trabalham na Operação Prolepse de prevenção aos incêndios, que realizam informações e distribuição de folhetos informativos nas propriedades rurais, dessem uma atenção especial para coibir, principalmente pessoas que se atrasaram em fazer sua queima licenciada, queiram realizá-la depois da proibição, bem como evitar também novos incêndios. Várias pessoas têm sido autuadas depois da proibição.

Ontem (15), Policiais Militares Ambientais de Bela Vista localizaram em uma propriedade rural, localizada a 65 km da cidade no município mais um incêndio. O dono de uma fazenda havia realizado uma limpeza de pastagem na propriedade, onde já havia muitos arbustos e vegetação caída, em uma área de 67 hectares, bem como o corte de 10 árvores ilegalmente e havia incendiado o material seco, em vários, sem ter a autorização ambiental. As viaturas da PMA estão andando com materiais de contenção de incêndios e os Policiais utilizaram bombas costais e abafadores de debelaram o fogo.

O infrator (48), residente em Jardim, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 70.000,00 pela infração ambiental cometida. Ele também poderá responder por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental e pela derrubada das árvores, com pena de seis meses a um ano de detenção. A queima controlada, tanto novas, como para quem possuía autorização está proibida em Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul