sexta, 29 de março de 2024
MAUS-TRATOS

PMA autua três-lagoense ao deixar 70 cabeças de gado sem alimento causando mortes de animais

31 julho 2021 - 07h30Por PM-MS

Policiais Militares Ambientais de Cassilândia receberam denúncias de possíveis maus-tratos a animais, em virtude de abandono de gado sem pastagem, em uma fazenda no município de Três Lagoas, localizada a 50 km da cidade de Inocência, no sentido Água Clara. A PMA foi ao local ontem (30), confirmou a denúncia e verificou tratar-se de uma fazenda arrendada a um homem de 53 anos, residente em Três Lagoas. A equipe verificou que a pastagem estava totalmente degradada, em grande parte apresentando somente a terra nua sem gramínea e o gado praticamente não conseguia mais retirar alimento.

Na propriedade havia 370 cabeças de gado, entre vacas, novilhas e bezerros. 70 animais estavam extremamente debilitados e quatro estavam mortos pela desnutrição. Segundo o funcionário da fazenda, deixou-se a pastagem se degradar e o gado estava se definhando. A PMA verificou que o funcionário até colocara algum feno para o gado, mas em quantidade muito inferior ao necessário e não era continuada a disponibilidade de alimento.

Havia nos barracões apenas três sacas de proteínas e 25 sacas de sal e nos coxos, apenas um em cada pastagem, não havia nada para o gado. De qualquer forma, a quantidade de alimento disponível não era suficiente para alimentar os bichos nem por um dia. A equipe conseguiu contato com o proprietário que prometeu levar amanhã (1) alimento ao gado.

Além disso, os animais tinham acesso a áreas protegidas de matas ciliares e veredas (Áreas de Preservação Permanente – APP) e o pisoteio estava prejudicando os locais. O infrator também foi notificado a remover o gado das áreas protegidas por Lei. Ele foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 35.000,00 por maus tratos aos animais. O autuado também responderá por crime ambiental de maus-tratos, com pena de três meses a um ano de detenção.

Coxo sem alimento para os animais.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS