quinta, 25 de abril de 2024
POLÍCIA

PMA de Jardim surpreende dois pescadores fazendo arrastão com redes no rio Miranda

Policiais precisam realizar disparos depois que os infratores os ameaçaram com facões

15 julho 2021 - 13h45Por PM-MS

Dois Pescadores praticavam pesca predatória no rio Miranda, quando foram surpreendidos armando redes de pesca (petrechos proibidos) no rio, por Policiais Militares Ambientais de Jardim, que realizavam fiscalização no município ontem (14) à noite.

Os dois infratores foram surpreendidos, armando uma rede de pesca (petrecho ilegal) e, ao serem abordados, como estavam de posse de facões, esboçaram reação e investiram contra os policiais, que necessitaram efetuar disparos de advertência, para que os autores cessassem a ameaça. Os elementos, então, auxiliados pela escuridão e a mata densa empreenderam fuga, embrenhando-se na mata e abandonaram a rede de pesca e 10 exemplares de pescado capturados com o petrecho proibido. O material foi apreendido. Apesar de diligências, os indivíduos não foram localizados.

Felizmente a equipe chegou no momento em que os infratores iniciavam a pescaria, pois com um petrecho deste tipo, dois elementos dessas conseguem, caso encontrem, depredar um cardume rapidamente. Esse tipo de fiscalização preventiva é fundamental e tem sido prioritária nos trabalhos preventivos à pesca predatória da PMA, pois a retirada desses petrechos ilegais dos rios impede a degradação dos cardumes, tendo em vista o alto poder de captura destes tipos de petrechos.

Além disso, é muito difícil a prisão dos elementos que se utilizam desses petrechos ilegais, em virtude do pouco tempo que levam para armar e conferir os peixes capturados pelas redes, ficando pouco tempo expostos. Mais difícil ainda porque armam normalmente à noite, como foi o caso desses dois infratores fugitivos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar