quarta, 24 de abril de 2024
REGIÃO

PMA prende e autua comerciante pescando por método ilegal, em local proibido e acima da cota

15 outubro 2021 - 11h30Por PM-MS

Policiais Militares Ambientais de Aquidauana, que trabalham na operação Hot Point, realizavam fiscalização no rio Aquidauana e prenderam ontem (14) às 23h30, um pescador por pesca predatória. Os policiais avistaram o infrator praticando a pesca em um local denominado Cachoeira do Morcego (local proibido para a pesca), localizada no Distrito de Camisão, a 18 km da cidade e utilizando um método proibido denominado “lambada” (Lançamento de garateia, que são anzóis soldados antagonicamente, em meio ao cardume e puxando bruscamente, capturando peixes pelo tronco).

O pescador já havia capturado quatro exemplares de pescado da espécie pintado e dois da espécie cachara, pesando ao todo 41 kg, os quais já havia armazenado em seu veículo Ford Fiesta. Havia três exemplares de peixes da espécie pintado que mediram 61, 66 e 71 centímetros e um exemplar de cachara medindo 76 centímetros, portanto, abaixo da medida mínima permitida por Lei, que é de 85 centímetros para a espécie pintado e 83 centímetros para a cachara.

O outro exemplar da espécie pintado media 141 centímetros, portanto, acima da medida permitida, que é de no máximo 125 centímetros. Além disso, ainda havia capturado pescado acima da cota permitida, visto que só poderia abater um único exemplar, conforme as espécies capturadas, o que também é crime. O pescado e o veículo foram apreendidos.

O infrator, um comerciante (48), residente em Aquidauana, recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde ele está sendo autuado em flagrante até agora pela manhã, por crime ambiental de pesca predatória e poderá sair depois de pagar fiança. O comerciante também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5.820,00 pela PMA. O pescado será doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul