sexta, 19 de abril de 2024
PONTA PORÃ

Polícia Civil deflagra Operação "Missão Cumprida" contra crimes ambientais

14 maio 2021 - 10h30Por PC-MS

Na data de 12/05/2021, após longo período de investigação do SIG de Ponta Porã, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em diversos locais na cidade e prendeu em flagrante a pessoa de E.N.A.R. pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, crime contra a relação de consumo (manter mercadoria em condições impróprias para o consumo) e pelo lançamento de resíduos sólidos, líquidos e detritos em desacordo com as exigências estabelecidas em lei ou regulamento.

Segundo as investigações E.N.A.R mantinha, em uma chácara na Cabeceira do Apa, um abatedouro ilegal que, dotado de estrutura contendo ganchos com elevação mecanizada câmara fria, abatia suínos e bovinos e, utilizando-se caminhonetas F-350 com carrocerias de madeira para o acondicionamento precário e distribuição dos animais, já carneados, em mercados e açougues de Ponta Porã.

Durante a operação, em cumprimento ao mandado de busca na chácara, E.N.A.R foi surpreendido na companhia de mais dois indivíduos enquanto carneavam suínos e, na câmara fria foram encontradas carcaças bovinas. No local, observou-se que os dejetos, sangue e restos dos animais abatidos seguiam para o leito de um pequeno córrego que passa pela propriedade, causando poluição ao meio ambiente e, ainda, foi localizada uma arma de fogo, calibre .22 que, segundo o conduzido, era utilizada no abate dos animais. Na propriedade rural as atividades contaram com o apoio da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS).

Concomitantemente, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de E.N.A.R no município de Ponta Porã, onde foram apreendidos diversos documentos relativos à comercialização e transporte de gado. E, ainda, foram realizadas inspeções, pela vigilância sanitária, em 04 estabelecimentos comerciais suspeitos de receber carne bovina e suína sem procedência comprovada. A vigilância sanitária realizou as fiscalizações com a presença de uma médica veterinária que analisou os cortes de carte para produção de um relatório do tipo de carne e se os cortes vendidos correspondem aos demonstrados nas notas. Os donos dos estabelecimentos deveram prestar esclarecimentos nos próximos dias para Polícia Civil.
 

A operação contou com a participação de todas as Delegacias de Ponta Porã participaram da operação (1ªDP, 2ªDP e DAM) e, ainda, houve o apoio da Delegacia de Antônio João, com a finalidade de cumprir ao mesmo tempo os mandados de buscar e atingir um resultado satisfatório.

A operação, que estava planejada para a última semana, sob a supervisão do Delegado Titular da DELEAGRO, Dr. Mikaill Alessandro Faria, não pode ser cumprida na data previamente acordada por motivos externos, e ante a fatalidade que ceifou a vida do Delegado Mikaill no dia 6 de maio, e, na data de hoje toda Polícia Civil de Ponta Porã cumpriu a missão da DELEAGRO como forma de finalizar o trabalho do colega, sendo, portanto, a operação batizada de “missão cumprida” em sua homenagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa