quinta, 28 de março de 2024
TRÁFICO DE DROGAS

Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal prendem quadrilha com mais de 5 toneladas de drogas

17 fevereiro 2022 - 07h30Por PC-MS

Uma parceria entre a Polícia Civil (PC), por intermédio da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiu desmantelar uma quadrilha voltada ao tráfico de drogas e com isso apreendeu 5.220 kg de maconha em um galpão, 46,8 kg em uma casa, dois caminhões e cinco caminhonetes. Além disso, sete pessoas foram presas. 

Dentre os veículos apreendidos, um caminhão foi roubado em Dourados, uma caminhonete SW4 foi roubada em Ponta Porã e a Amarok foi furtada no Estado de São Paulo. Esses veículos eram utilizados para o transporte da droga e também funcionavam como “batedores” (que vão à frente cuidando o caminho.

A operação denominada Unitatem (União em Latim) foi realizada nesta terça-feira, 15/02 e é um desdobramento da operação Guaiás (Goiás na língua indígena), ocorrida na segunda-feira, 14/02. Na Guaiás, os policiais apreenderam 217 kg de maconha, além de prender sete pessoas, sendo uma mulher e seis homens.

Somadas as duas operações, resultaram na prisão de 14 pessoas. De acordo com o delegado titular da DENAR, Gustavo Ferraris, as investigações começaram em agosto de 2021, quando teve início a força tarefa entre PC e PRF. À época, as duas forças juntas conseguiram apreender 1,5 toneladas de drogas, em Anhanduí.

"O grupo preso era especializado no tráfico interestadual e usava uma oficina de fachada, onde os veículos eram preparados para levarem os entorpecentes para os grandes centros, como São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para fugir da fiscalização da Polícia, os traficantes optavam por fazerem as viagens por estradas vicinais, no entanto, já estavam sendo monitorados pelas duas forças policiais", explicou Ferraris.

Segundo o chefe de serviço de operações da PRF, J. Bueno, o objetivo da operação é desarticular os entrepostos de drogas no Mato Grosso do Sul. “Ressaltamos que esta não é uma ação isolada. Vamos continuar com esta parceria e trabalhar juntos em prol da segurança dos moradores do nosso Estado”, frisou.

Os dados da operação foram repassados esta manhã, durante entrevista coletiva ocorrida na sede da DENAR. Estiveram presentes o Delegado titular da DENAR, Gustavo Ferraris, o Delegado adjunto Hoffman D'Ávila, o chefe de serviço e operações da PRF J. Bueno e o chefe da delegacia da PRF em Campo Grande, Guilherme Magnani.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE