sexta, 19 de abril de 2024

Câmara de Vereadores rejeita proposta de mudança na eleição da mesa

11 dezembro 2012 - 14h00
A Gazetanews



Por cinco votos a três foi rejeitada, na sessão dessa segunda-feira, 10 de dezembro, o projeto de resolução legislativa que modificaria o sistema de eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Amambai.

Atualmente o presidente e a mesa diretora da Casa de Leis são trocados anualmente, porém a composição da mesa para os quatro anos da legislatura são votados já na primeira sessão, neste caso no dia 1 de janeiro de 2013, durante a cerimônia de posse.

Pela proposta, de autoria do vereador Valter Brito da Silva (PSD), o sistema administrativo da mesa mudaria radicalmente. O mandato do presidente da Câmara passaria para dois anos com direito a reeleição a contar já de 1 de janeiro de 2013.

Quando entrou com o projeto na Casa, há duas semanas, o autor apostava na aprovação já que, em teoria, teria a maioria, mas diante da posição do vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR), que não se reelegeu, em votar contra, por entender que a mudança não deveria ocorrer em final de mandato, o autor pediu a retirada da votação em regime de urgência especial na sessão do dia 26 de novembro e deixou tramitando até a sessão dessa segunda.

Nas comissões o projeto recebeu parecer favorável, já que é legal, mas politicamente acabou derrotado na tribuna da Casa de Leis.

Ao ver que o projeto seria rejeitado pelos demais vereadores, Valter Brito ainda tentou tirar a matéria de pauta instantes antes de ir para a votação em plenário, mas o pedido de retirada foi rejeitado pelos vereadores contrários a mudança.

Votaram contra o projeto, além de Coconho, os vereadores, Cristino Toledo (PDT), Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS), Anílson Rodrigues de Souza, o “Prego” (PSB) e o vereador Robertino Dias, do PSDB.

Deram voto favorável a mudança, além do autor do projeto de resolução legislativa, vereador Valter Brito, os vereadores, Luciney Bampi (PV) e Daniel Riquelme (PTB).

O presidente da Casa de Leis, vereador Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PSD) é regimentalmente impedido de votar. Ele só vota em caso de empate na votação dos demais vereadores.

Com manutenção do sistema acordo será mantido

Com a manutenção do sistema atual de eleição da mesa diretora da Casa de Leis, o acordo firmado entre os sete vereadores, entre eles eleitos e reeleitos, que fazem parte da base de sustentação da futura administração em Amambai, deverá ser mantido até o dia 1 de janeiro, onde será sacramentado com a votação regular.

Com isso a população do município já passa a conhecer quem serão os parlamentares que estarão a frente da direção da Câmara Municipal no decorrer de toda a legislatura 2013/2016.

Veja a composição da mesa da Câmara para a legislatura 2013/2016

Primeiro ano (2013)

Presidente- vereador Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS)

Vice-presidente- vereador Robertino Dias (PSDB)

1º secretário- vereador Ailton Salgado Rosendo (PSB)

2º secretário- vereador Deivid Nicoline (PPL)

Segundo ano (2014)

Presidente- vereador Robertino Dias (PSDB)

Vice-presidente- vereador Jaime Bambil (PTdoB)

1º secretário- vereador Deivid Nicoline (PPL)

2º secretário- vereador Anílson Rodrigues de Souza, o “Prego” (PSB)

Terceiro ano (2015)

Presidente: vereador Jaime Bambil (PTdoB)

Vice-presidente- vereador Ilzo Arce (PTdoB)

1º secretário- vereador Ailton Salgado Rosendo (PSB)

2º secretario- vereador Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS)

Quarto ano (2016)

Presidente- vereador Anílson Rodrigues de Souza, o “Prego” (PSB)

Vice-presidente- vereador Deivid Nicoline (PPL)

1º secretário- vereador Ilzo Arce (PTdoB)

2º secretário- vereador Ailton Salgado Rosendo (PSB)

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa