Menu
Busca sexta, 22 de outubro de 2021
Jardim Itatiaia
UNALE

Campo Grande sedia o maior encontro de parlamentares da América Latina

01 outubro 2021 - 08h15Por ALEMS

O maior encontro de parlamentares da América Latina será realizado em solo sul-mato-grossense. De 24 a 26 de novembro, Campo Grande sediará a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em formato híbrido. A Cidade Morena foi eleita, com mais de 20 votos, pela Diretoria Executiva da entidade, durante reunião realizada em agosto. É a primeira vez que Campo Grande sedia o evento.

A Unale é a entidade que representa os 1059 deputados estaduais e as 27 Casas Legislativas do Brasil, com a missão de divulgar as ações parlamentares e promover debates de grandes temas de interesse do país.

De acordo com a entidade,o evento será o mais tecnológico de sua história e a expectativa de participação, em formato semipresencial, é de cerca de 30 mil pessoas. “Assim como diversas entidades, a Unale se adaptou e acelerou os projetos tecnológicos do trabalho do Parlamento Estadual para que tudo funcionasse em pleno vapor em meio à pandemia e, nesta edição da Conferência, não seria diferente. Esperamos atingir um público de cerca de 30 mil pessoas, que irão debater sobre os desafios para o desenvolvimento do nosso País”, destacou a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA).

Neste ano, em que a Unale completa 25 anos de fundação, a temática escolhida é “Redesenhando os caminhos do Parlamento”. Os participantes poderão acompanhar debates e painéis ministrados por personalidades de renome sobre marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral, modernização dos processos legislativos, entre outras temáticas de relevância para o desenvolvimento nacional.

O deputado estadual Lidio Lopes (PATRI), vice-presidente da região Centro-Oeste na Unale e presidente da Comissão Organizadora do evento, explica que todas as Assembleias Legislativas e 30 países participarão, pois estarão linkados à Conferência. “É um evento muito disputado e que nutre a nós uma grande expectativa. Estivemos em Brasília concorrendo com outros cinco estados que desejavam sediar a Conferência, mas Mato Grosso do Sul foi eleito e sediará pela primeira vez. Eu entendo que este é o momento exato para isso acontecer, pois é momento pós-pandêmico, de fomentar a economia e rede turística, além de propagar nosso Estado e assim mostrarmos o potencial que temos”, pontua Lidio Lopes, que apresentou a candidatura de Mato Grosso do Sul na Unale.

Lidio Lopes comenta que, simultaneamente ao evento, será realizada a Confederação de Parlamentares da América (COPA), que reúne 30 países filiados. “Destes, 13 países já confirmaram participação. Vamos rediscutir o Parlamento, as atuações e o que podemos legislar nesta questão pós-pandemia, para ajudarmos os estados e as Assembleias Legislativas. Estamos prontos para recepcionar um evento de tal magnitude”, afirma Lidio Lopes.

Participarão da Conferência parlamentares estaduais e servidores das Assembleias Legislativas, além de parlamentares federais, senadores e vereadores. As inscrições podem ser realizadas a partir de segunda-feira (4) no portal da Unale (clique aqui). 

Lançamento

No dia 15 de setembro foi realizado o lançamento da 24ª Conferência da Unale no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), contando com a participação da Diretoria Executiva da entidade e de 16 estados. Saiba mais clicando aqui. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GUIA LOPES DA LAGUNA
PMA prendem e autuam infrator por pescar utilizando petrecho ilegal, onde a pesca é proibida
OUTUBRO ROSA
Com foco na prevenção, Conselho leva mulheres com deficiência para realizar exames
OPERAÇÃO PROLEPSE
PMA autua 128 infratores, aplica 33 milhões em multas e realiza orientação em 740 propriedades
POLÍTICA
Projeto destina 10% de vagas no Sine para mulher vítima de violência