Menu
Busca quinta, 24 de junho de 2021
PMD - CAMPANHA: RESULTADOS POSITIVOS - JUNHO 2021
ORDEM DO DIA

Código de Proteção aos Animais é aprovado em segunda votação

20 maio 2021 - 11h00Por ALEMS

Na Ordem do Dia da sessão ordinária desta quinta-feira (20), os deputados estaduais votaram quatro propostas, sendo duas delas de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB). O Projeto de Lei 180/2020, que cria o Código de Proteção aos Animais, foi aprovado em segunda votação.

O texto estabelece regras tipificando as condutas e punições, com o propósito de defender os animais de abusos, maus-tratos e outras formas de violência praticadas pelo homem, além de compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico à preservação do ambiente.

O Projeto de Lei 52/2021, que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia do Protetor dos Animais, a ser comemorado, anualmente, na data de 17 de janeiro, foi aprovado em segunda votação.

Redação final

O Projeto de Lei 138/2020, do deputado Lidio Lopes (PATRI), que assegura às pessoas com deficiência visual o direito de obter as certidões de registro civil em sistema Braille ou em outro formato acessível, segue para sanção do chefe do Poder Executivo.

A proposta é válida para Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito. Os cartórios deverão informar às pessoas com deficiência visual ou seu representante legal sobre a disponibilidade do serviço. A emissão do documento não acarretará acréscimo no valor cobrado pelos cartórios, devendo ainda ser acompanhado da impressão tradicional. A matéria segue para redação final.

Primeira votação

Ainda foi aprovado, em primeira discussão, o  Projeto de Lei 116/2021, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que cria o Dia Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho, a ser celebrado, anualmente, em 12 de maio.

A data visa estimular a conscientização quanto ao problema, a prevenção e o combate a atitudes abusivas, constrangimentos, intimidações e humilhações que afetem a dignidade da mulher e que violem sua liberdade sexual no ambiente de trabalho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
MEC divulga escolas que receberão apoio do Programa Brasil na Escola
NOTÍCIAS
Sessão pública identifica candidatos do processo seletivo do Programa de Residência Judicial
RIO BRILHANTE
Polícia Civil prende segundo envolvido em racha, que causou a morte de jovem de 22 anos no sábado
ECONOMIA
INSS inicia pagamento de segunda parcela do 13º salário a aposentados