quinta, 25 de abril de 2024
LEGISLATIVO

Crianças e adolescentes órfãos devido à Covid podem ter políticas públicas especiais

11 maio 2021 - 14h30Por ALEMS

As crianças e adolescentes que perderam seus pais ou responsáveis devido à pandemia do coronavírus podem ganhar atenção especial. O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) propôs nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei 130/2021. O documento dispõe sobre a criação do projeto Órfãos da Covid-19 - que institui políticas públicas para minimizar os prejuízos financeiros e psicológicos sofridos.

“O presente projeto surge com a finalidade de, através de políticas públicas específicas, prestar assistência a estes jovens que, com o falecimento de seu responsável, acabam tendo o seu desenvolvimento comprometido, tanto por problemas emocionais quanto financeiros, uma vez que aquele que foi vítima da doença muitas vezes era o principal provedor do lar”, explicou Vaz.

Conforme consta no documento, o projeto Órfãos da Covid-19 poderá garantir atendimento psicológico mensal prioritário e gratuito aos jovens com idade entre 5 e 17 anos; e disponibilizar auxílio no valor de 10% do salário mínimo por criança/adolescente integrante da respectiva entidade familiar, no limite de até 30% do salário mínimo por família.

Além disso, o projeto também prevê disponibilização mensal de uma cesta básica e de kit de higiene por entidade familiar; e, quando a entidade familiar contar com crianças abaixo de dois anos de idade, serão disponibilizados, mensalmente, leite em pó e fraldas descartáveis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

GERAL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira