Menu
Busca quinta, 22 de abril de 2021
Faculdade columbia - Matrículas abertas 2021
LEGISLATIVO

Deputados devem votar quatro projetos na sessão plenária desta quinta-feira

08 abril 2021 - 09h30Por ALEMS

Quatro projetos estão pautados para a sessão ordinária desta quinta-feira (08) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Os parlamentares devem votar uma proposta em redação final e as demais em primeira discussão. A sessão, realizada remotamente, pode ser acompanhada ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis.

Aprovado em segunda votação na sessão de ontem, o Projeto de Lei 24/2020 deve retornar ao Plenário para que seja apreciada a redação final. De autoria do deputado Herculano Borges (Solidariedade), a proposta cria a Carteira de Identificação Estudantil do Mato Grosso do Sul (CIEMS). Esse documento será usado para comprovação da condição de estudante e gozo dos direitos pertinentes a essa condição.

Em primeira discussão, deve ser votado o Projeto de Lei 36/2021, do deputado Jamilson Name (sem partido). A proposta altera a Lei 5.633/2021, de autoria do mesmo parlamentar, com a finalidade de modificar redação do cartaz de divulgação da proibição de exploração de trabalho infantil. O texto passaria a ser este: “É proibida a exploração de trabalho infantil, ou seja, qualquer forma de trabalho que seja exercido por crianças ou adolescentes menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de menor aprendiz, a partir de quatorze anos. Vamos combater o trabalho infantil. Denuncie: disque 100!”

Também está pautado, para primeira discussão, o Projeto de Lei 48/2021, do Poder Executivo, que cria a “Fundação de Apoio à Educação e à Pesquisa do Estado de Mato Grosso do Sul”. “A criação da fundação justifica-se na necessidade de promover estratégias que contribuam para a formação integral dos profissionais do magistério, e agreguem valor científico e tecnológico em todos os anos da educação básica, visando à melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da Rede Estadual de Ensino”, afirma a mensagem anexa à proposta.

Os deputados devem votar, ainda, em primeira discussão, o Projeto de Lei 57/2021, do Poder Judiciário. A proposta modifica dispositivos do Código de Organização e Divisão Judiciárias de Mato Grosso do Sul (Lei 1.511/1994). A finalidade é aumentar a periodicidade das reuniões do Tribunal do Júri. Essa alteração, segundo justificado no projeto, deve-se ao crescimento acentuado do número de processos de competência do Tribunal do Júri, o que torna necessária maior quantidade de reuniões.

As sessões plenárias da ALEMS são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras. Iniciam-se às 9h e são transmitidas ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Câmara aprova inserir mensagem sobre igualdade de gênero em propaganda
PONTA PORÃ
PM apreende 3 veículos com produtos de contrabando e descaminho na região do "Copo Sujo"
DOURADOS
Polícia Civil prende em flagrante suspeito de furtar Unidade de Saúde
ROCHEDO
Policiais Militares prenderam Indivíduo na direção de veículo automotor, com sintomas de embriaguez