Menu
Busca sábado, 08 de maio de 2021

Em cerimônia marcada por protesto e gafe, Dilma diz que 'meta atingida não é boa'

Em cerimônia marcada por protesto e gafe, Dilma diz que 'meta atingida não é boa'

04 dezembro 2012 - 13h10
Folha de São Paulo

Ao detalhar números e programas do governo federal para pessoas com deficiência, a presidente Dilma Rousseff defendeu na manhã desta terça-feira (4) que metas não são para serem cumpridas mas superadas.

"Meta atingida não é meta boa", disse a presidente, durante discurso na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.

A cerimônia foi marcada por protestos pela educação inclusiva, tietagem e até gafe de Dilma. Ao usar a expressão politicamente incorreta "portador de deficiência", a presidente arrancou reclamações da plateia. Logo após o deslize, Dilma trocou a palavra "portador" por "pessoa" e disse: "Portador não é muito humano, pessoa é, né?".

Dilma discursou diante faixas e cartazes pedindo educação inclusiva e escola bilíngue para surdos. Interrompeu a fala para dizer que escolas especiais e educação inclusiva para pessoas com deficiência não excludentes.

Lembrou também que o governo federal tem ações que somadas ultrapassam os R$ 7 bilhões para pessoas com deficiência, como aquisição de veículos escolares, reforma de escolas e construção de casas adaptadas. "Sabemos que as pessoas são diferentes umas das outras, mas as oportunidades têm que ser as mesmas", discursou, emendando que "um país que não dá oportunidades iguais às pessoas com deficiência não é um país nem civilizado nem desenvolvido".

INSPIRAÇÃO OLÍMPICA

Dilma pediu ainda que os atletas brasileiros se inspirem e tenham desempenho similar aos paralímpicos, que conquistaram mais medalhas e tiveram performance superior nos Jogos de Londres este ano.

"Vamos ter que nos falar para o pessoal dos Jogos Olímpicos para se inspirarem nos paralímpicos e terem desempenho similar. Eles são exemplo pela determinação em superar obstáculos, disciplina e persistência na busca por melhores resultados", disse a presidente, de olho nos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
PMA realiza fiscalização por terra e nos rios em prevenção à pesca predatória
GERAL
Número de mortos em operação no Jacarezinho sobe para 29
COSTA RICA
Trio é preso pela PM com tabletes de substância análoga a maconha
ESPORTE
Fundesporte e Assomasul debatem organização da 17ª Copa Assomasul