quinta, 25 de abril de 2024
ORDEM DO DIA

LDO prevista em R$ 22 bilhões passa em 2ª na ALEMS

05 julho 2022 - 11h00Por ALEMS

Os deputados estaduais votaram na Ordem do Dia desta terça-feira (5) cinco propostas, com destaque para a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023. A receita estimada para o próximo ano é de R$ 22,03 bilhões, alta de 19,24% na comparação com o valor orçado para o atual exercício – saiba mais aqui.

Segunda discussão

Aprovado em primeira discussão no dia 21 de junho, o Projeto de Lei 155/2022, do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária 2023, retornou ao plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) após análise das comissões de mérito. Com a aprovação em segunda discussão, a matéria agora segue para votação em redação final por ter sofrido emenda.

Também em segunda discussão, outra proposta do Poder Executivo foi aprovada. Trata-se do Projeto de Emenda Constitucional  03/2022, que acrescenta o artigo 8º A à Constituição do Estado. Esse dispositivo assegura, entre as competências do Estado, a de “explorar por meio de autorização, concessão e permissão os serviços de transporte rodoviário estadual, aquaviário e ferroviário dentro dos limites de seu território”. Aprovado vai ao expediente para sanção.

Primeira discussão

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 165/2022, de autoria do deputado Zé Teixeira (PSDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul a Exposição Multissetorial de Nova Alvorada do Sul (Expocanas), realizada, anualmente, no mês de março, com duração de cinco dias. Aprovado, vai à análise das comissões de mérito.

Discussão única

Em discussão única aprovaram o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pela manutenção do veto parcial do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ao Projeto de Lei 306/2021, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que institui a campanha "Julho sem Plástico”.

Foi vetado o artigo 3º, que obriga o Estado a realizar ações de conscientização quanto ao uso do plástico, invadindo, segundo a justificativa do veto, competências do chefe do Poder Executivo. Além disso, conforme o governador, a proposta acarreta aumento de despesas não previstas no orçamento. Com a votação por maioria, o artigo foi vetado. Saiba mais sobre a Campanha nesta matéria especial clicando aqui.

Ainda em discussão única, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 168/2022, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB). A proposta denomina “Rodovia Antônio Louza” o trecho da Rodovia MS 489 que liga a sede do município de Naviraí ao Porto Caiuá. Antônio Louza faleceu no dia 7 de janeiro de 2021, aos 72 anos, vítima da Covid 19.

A votação dos projetos acontece a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, e pode ser acompanhada ao vivo nos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue