sexta, 19 de abril de 2024

Moka critica demora do Congresso em avaliar vetos presidenciais

Moka critica demora do Congresso em avaliar vetos presidenciais

05 dezembro 2012 - 16h40
Campograndenews

O senador Waldemir Moka (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (5) que o Congresso Nacional precisa exercer sua função de apreciar os vetos presidenciais para que o processo legislativo seja concluído na elaboração das leis. A declaração foi feita durante reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

O parlamentar argumentou que há centenas de vetos do Executivo para serem apreciados. “A Constituição diz que o Congresso deve elaborar as leis, cabendo ao Executivo decidir pela sanção ou pelo veto total ou parcial. E determina que o veto seja apreciado pelo Congresso, que pode mantê-lo ou derrubá-lo, e isso não vem ocorrendo”, alertou.

Moka contou com o apoio do senador Paulo Paim (PT-RS). “Há vários projetos vetados como o que prevê aumento para os aposentados, e não estamos fazendo nossa parte”, disse.

As críticas pela demora do Congresso em votar vetos do Executivo também foram engrossadas pela senadora Ana Amélia (PP-RS). “Passamos vários anos discutindo matérias relevantes e as aprovamos. Mas aí o Executivo veta e o assunto fica parado. Temos de reagir”, afirmou.

O senador sul-mato-grossense articula com o senador Wellington Dias (PT-PI) a apresentação de requerimento pedindo urgência na apreciação do veto da presidente à distribuição dos royalties do petróleo. “Temos de votar. Mantido ou não o veto, o processo democrático terá sido concluído”, reforçou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa