Menu
Busca domingo, 26 de setembro de 2021
Cerro Alegre Empreendimentos Imobiliários
LEI

MS terá sessão de cinema adaptada para pessoa com autismo

22 junho 2021 - 12h15Por ALEMS

Foi sancionada a Lei 5.677, de autoria do deputado Barbosinha (DEM), que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de sessão de cinema adaptada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral. A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (22).

As empresas operadoras de salas de cinema terão 120 dias para promoverem, no mínimo, uma sessão mensal de cinema adaptada, sem sobrepreço ao ordinariamente praticado. Observada a peculiaridade das pessoas com TEA e hipersensibilidade sensorial, as sessões deverão ter luzes levemente acesas, volume de som reduzido e sem a exibição de trailers e propagandas comerciais.

Os familiares ou acompanhantes terão acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair da sessão sempre que necessário. O ambiente deverá conter o mínimo de estímulos sensoriais. O símbolo mundial do Espectro Autista deverá ser fixado na sala de exibição.  Para a execução da Lei, os cinemas poderão firmar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas.

As entidades sociais poderão auxiliar as empresas operadoras de salas de cinema na definição de títulos de filmes, horários e peculiaridades para melhor adequação das sessões adaptadas. O descumprimento da norma sujeita os responsáveis ao pagamento de multa nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÃO DE GOVERNO
Novas leis estaduais promovem educação e bem estar econômico-social em MS
POLÍCIA
PM atende ocorrências de violência doméstica na madrugada e prende cinco pessoas
TURISMO
Termina na quarta-feira pesquisa da Agepan e Fundtur para projeto de melhoria do transporte turístic
EDUCAÇÃO
Termina as 23h59 deste domingo (26) o prazo para participantes isentos que não compareceram ao Exame