sexta, 19 de abril de 2024

Operações da PF não tiveram interferência política, diz ministro

Operações da PF não tiveram interferência política, diz ministro

04 dezembro 2012 - 14h10
Folha de São Paulo

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) negou que a Polícia Federal sofra interferência política em suas operações. Ele afirmou que apesar de a PF ser um órgão subordinado ao seu ministério, nenhuma das duas operações recentemente deflagradas pelo órgão tiveram interferência dele.

Cardozo presta esclarecimentos em audiência pública realizada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara nesta terça-feira (4) sobre a operação Porto Seguro deflagrada pela PF.


"Sempre que pessoas do mundo político ou econômico são investigadas há muita tensão, controvérsia e confusões", disse o ministro."Mas afirmo aqui que nenhuma dessas operações é fruto de instrumentalização do ministro da Justiça e nem de descontrole da Polícia Federal", disse.

Segundo o ministro, há anos a PF evoluiu de um status de polícia de governo para se tornar, de fato, uma polícia de Estado, "sem qualquer interferência política".
Cardozo disse ainda que o ministro da Justiça só toma conhecimento das operações no momento em que elas ocorrem normalmente. Em relação à Operação Porto Seguro, o ministro disse que foi informado de maneira genérica, no dia anterior, de que haveria uma operação envolvendo um órgão do governo.

"Ainda na quinta-feira (22), informei a presidente Dilma Rousseff que haveria uma operação da PF no dia seguinte envolvendo órgão do governo, mas sem detalhes, porque eu não os tinha naquele momento", afirmou Cardozo.

Segundo o ministro, ele manteve a agenda na mesma quinta-feira e viajou para Fortaleza, onde seria o anfitrião de um encontro de ministros do Mercosul. "Somente na manhã de sexta-feira, de volta a Brasília, tive um encontro com o doutor Leandro Daiello Coimbra, diretor-geral da Polícia Federal, em minha residência, e aí pude tomar conhecimento do teor de todos os mandados que haviam sido cumpridos naquele dia", disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa