quinta, 25 de abril de 2024
LEGISLATIVO DE MS

PL de Neno que determina inserção de frases de consumo consciente é aprovado na CCJR

18 agosto 2021 - 15h30Por Assessoria de comunicação

O deputado estadual Neno Razuk (PTB) apresentou proposta que determina a inserção de frases de consumo consciente nas contas de água e luz e o texto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Redação durante sessão nesta quarta-feira (18) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.  A proposta agora segue para discussão e votação em plenário. 

“Com o Brasil e o mundo vivendo uma das piores crises hídricas da história é preciso estimular o consumo consciente”, destacou o deputado sobre a importância de trabalhar esses temas em conjunto com a população. 

Para ele, são informações de fácil acesso que contribuem para que os consumidores sejam estimulados a consumirem água e energia de maneira mais consciente. “Não estamos falando só de economia, mas também de recursos naturais que precisam ser mantidos para a sobrevivência de todos. Estivemos à beira de decisões difíceis de serem tomadas pelo Governo Federal, que é o racionamento de energia, alguns estados já estão passando por racionamento de água como é o caso do estado vizinho Paraná e por mais que Mato Grosso do Sul seja rico nestes recursos, precisamos ter o foco na preservação deles”, detalhou sobre as motivações do projeto. 

A proposição teve a relatoria do deputado Eduardo Rocha (MDB) e foi uma das matérias discutidas pelos parlamentares na CCJR, recebendo votos favoráveis do Evander Vendramini (PP), Barbosinha (DEM), Gerson Claro (PP) e Rinaldo Modesto (PSDB).   

O Projeto de Lei 

A proposta apresentada por Neno determina que as empresas de serviços públicos de fornecimento de água e energia elétrica insiram frases de consumo consciente nas contas. 

A ideia é conscientizar a população sobre o crítico cenário de crises em que vivemos, como a hídrica e a energética, que trouxe como consequência o aumento da tarifa em serviços essenciais como a água e a luz. As frases serão impressas nas contas enviadas aos consumidores pelas empresas concessionárias.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO DE MS

Parlamentares devem apreciar três propostas na última sessão da semana

TJMS

Judiciário de MS tem 100% dos magistrados em trabalho presencial

TEMPO

Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100