terça, 27 de fevereiro de 2024

Pré-candidatura de Marçal deve ser oficializada só na reta final

23 maio 2012 - 17h28Por MidiaMax
O PMDB de Dourados promete oficializar no próximo dia 17 de junho, durante a Convenção da legenda, a candidatura a prefeito do deputado federal Marçal Filho. Após vencer disputa interna pela indicação do partido, o parlamentar aguarda a homologação de seu nome para concorrer ao comando da segunda maior prefeitura de Mato Grosso do Sul.

Nesta semana, o pré-candidato do PMDB revelou que já iniciou a busca por partidos aliados. Marçal disse ter conversado com PDT, DEM, PSC, PSL, PTdoB e PSDB, mas frisou que as tratativas com as siglas estão em fase inicial. O parlamentar também cobrou “gestos concretos” do governador André Puccinelli (PMDB) nas negociações com as legendas.

Voto aberto

Em apoio a Marçal, o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) reafirmou a necessidade de o partido disputar a Prefeitura de Dourados. O parlamentar revelou que irá propor ao Diretório Municipal do PMDB para que a votação que definirá a candidatura própria seja feita através do voto aberto

Segundo o correligionário, a medida visa possibilitar que a população douradense conheça o posicionamento dos convencionais sobre o projeto do PMDB ter candidato próprio nas eleições deste ano. “Se os douradenses são contrários à candidatura única, nada mais justo do que deixar bem claro quem são os convencionais favoráveis a essa proposta”, detalhou Geraldo.

O deputado comentou que com o voto aberto a Convenção do PMDB poderá “atender ao clamor da população brasileira que cada vez mais questiona a votação secreta nos mais diversos colegiados, como nas Câmara de Vereadores, Assembleias Legislativas, Câmara Federal e Senado”.

Segundo o assessor jurídico do PMDB regional, Diego André Nacif, a proposta tem amparo no estatuto do partido. A possibilidade está prevista no artigo 22, parágrafo terceiro, combinado com o artigo 25 do mesmo documento. “Inclusive, houve um precedente desta situação, há alguns anos, e o voto aberto foi a forma utilizada”, explicou.

PMDB em massa

De acordo com Geraldo, além da adoção do voto aberto, outra providência que irá ratificar o projeto de candidatura própria do PMDB em Dourados será a presença, na convenção, das principais lideranças regionais do partido. “Teremos prestigiando essa grande festa democrática o governador André, o senador Waldemir Moka, o prefeito Nelsinho Trad, o presidente regional Esacheu Nascimento, nossos deputados estaduais e prefeitos de toda a região”, anunciou o deputado.

(Com assessoria de imprensa)

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

País tem quase 20 mil novos diagnósticos de câncer de pênis em 9 anos

CONSUMIDOR

Projeto proíbe comprar imóveis, carros e obras de arte com dinheiro vivo

SAÚDE

Brasil já registra metade dos casos de dengue contabilizados em 2023

GESTÃO PÚBLICA

Titular da pasta de parcerias estratégicas de MS recebe prêmio nacional de infraestrutura na B3