quinta, 25 de abril de 2024
ORDEM DO DIA

Proibição de empréstimos a aposentados por telefone é aprovado em 2ª

05 outubro 2021 - 11h00Por ALEMS

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram três projetos durante a Ordem do Dia desta quinta-feira (5). Em segunda discussão, os parlamentares devem apreciar o Projeto de Lei 131/2021, de Evander Vendramini (PP), que proíbe as instituições financeiras de ofertar e celebrar contrato de empréstimo de qualquer natureza, com aposentados e pensionistas, por ligação telefônica, em todo o Estado. A matéria segue agora à Redação Final.

Evander Vendramini agradeceu a aprovação da matéria. “Faz justiça aos aposentados e pensionistas, pois são milhares que sofrem em Mato Grosso do Sul. E não está sendo proibido o empréstimo por aposentados, e sim via ligação e telemarketing. Além do incômodo do telemarketing, passam por um drama, muitas vezes sendo convencidos a contrair um empréstimo e perder boa parte da aposentadoria ou pensão com isso. A matéria tem co-autoria de Renato Câmara [MDB], Marçal Filho [PSDB], e Barbosinha [DEM]”, relatou.

O deputado e presidente Paulo Corrêa (PSDB) parabenizou o autor da matéria pela iniciativa. “Um projeto tão importante como esse mostra que é a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul legislando sobre uma coisa fundamental para nossos idosos, fazendo justiça e parando com o sofrimento deles com os interesses das instituições financeiras”, frisou.

O deputado Renato Câmara, coordenador da Frente Parlamentar da Pessoa Idosa, elogiou a adequação feita no projeto pelo autor. “Parabenizo e lembro que esse projeto só foi possível graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal [STF] que alterou as regras da lei, e Evander Vendramini adequou o projeto de acordo com o que foi muito debatido pela comunidade idosa na Frente Parlamentar”, destacou.

Também aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei 180/2021, de autoria do Renato Câmara (MDB), que reconhece a prática da atividade de ecoturismo como essencial à população de Mato Grosso do Sul, enquanto perdurar o estado de calamidade pública nos termos do Decreto 15.396 de 19 de março de 2020. O projeto segue a sua última votação em pleário, a Redação Final.

Discussão única

Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 50/2021, da Mesa Diretora, que prorroga até 31 de dezembro de 2021, os efeitos do Decreto Legislativo 680, de 30 de setembro de 2020, que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Coronel Sapucaia. A matéria agora segue a promulgação promulgada pela Casa de Leis.

Funcionamento da ALEMS

Ainda nesta manhã foi votada pelos deputados estaduais, e aprovada a continuidade da realização das sessões mistas, conduzidas do Plenário Júlio Maia, até o dia 20 de dezembro. Da mesma forma serão retomadas a relização de audiências públicas, de forma mista. Outro ponto votado e aprovado pelos parlamentares foi a retomada do Grande Expediente, parte da sessão em que os deputados trazem um tema à tribuna virtual ou presencial para debate. Cada deputado se inscreve e tem direito a fala por dez minutos, e pode conceder apartes a outros parlamentares, obedecendo às regras constantes do Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave