domingo, 08 de dezembro de 2024
POLÍTICA

Projeto altera regras para isenção de IPI na compra de carro novo por pessoas com deficiência

03 agosto 2022 - 10h30Por Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 1238/19, do Senado, prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a pessoa com deficiência na compra de carro novo, no valor de até R$ 200 mil, em caso de roubo, furto ou perda total de veículo anterior. O texto está agora em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta altera a Lei de Isenção do IPI para Compra de Automóveis. Atualmente, a norma prevê o benefício fiscal para a pessoa com deficiência uma vez a cada três anos. Para taxistas e cooperativas, no entanto, o prazo é dois anos; e já existe a isenção em caso de roubo, furto ou perda total de veículo anterior.

Autora da proposta, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) afirmou que a mudança é necessária pelos índices altos de insegurança pública, sobretudo nas grandes cidades. “A ideia é suprir a ausência da previsão legal [para isenção em caso de roubo, furto ou perda total] com relação à pessoa com deficiência”, explicou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

CULTURA

Com financiamento da Lei Paulo Gustavo, TransCine encerra projeto de cinema com exibição na Capital

SAÚDE

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

SAÚDE

Capacitação em imunização fortalece vacinação em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul