quarta, 16 de julho de 2025
LEGISLATIVO DE MS

Projeto quer diplomas em Braille aos alunos com deficiência visual em MS

25 agosto 2022 - 13h00Por ALEMS

Os alunos com deficiência visual que estudem em instituições públicas e privadas de ensino no âmbito de Mato Grosso do Sul poderão ter acesso a seus diplomas com uma via confeccionada pelo sistema Braille. Isso é o que propõe o Projeto de Lei 226/2022, apresentado nesta quinta-feira (25),  na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que obriga as instituições a emitirem o documento na conclusão do Ensino Médio ou Ensino Superior.

Caso o projeto seja aprovado, a nova lei determinará que o diploma seja expedido mediante requerimento, sem custo adicional e siga o prazo de expedição e registro do diploma regular, contendo os mesmos dados obrigatórios previstos na legislação aplicável.

A proposta ainda dispõe que “as pessoas já diplomadas poderão requerer das instituições referidas a emissão gratuita dos diplomas, com a devida adaptação de acessibilidade visual”.

Se o projeto for aprovado na ALEMS e sancionado pelo Governo do Estado, a nova lei ainda irá prever multa às instituições que descumprirem o determinado com advertência, quando da primeira autuação na infração e multa, quando da segunda advertência, fixada em R$ 500,00 e R$ 5.000,00, a depender do porte do empreendimento e das circunstâncias da infração, além de possível responsabilização administrativa de seus dirigentes.

A justificativa da proposta traz o dado que em Mato Grosso do Sul o IBGE estimou que 16,72% da população de 2,4 milhões, apresentam alguma disfunção visual e que, portanto, é preciso procurar meios para atenuar os obstáculos encontrados diariamente por milhares de pessoas com deficiência.

O Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel relevo e recebeu este nome devido ao seu criador Louis Braille, que perdeu a visão em um acidente na infância. Em 1824, Braille desenvolveu, aos 15 anos, um código para o alfabeto francês em uma melhoria para a escrita noturna, o que mais tarde se tornou o sistema já difundido em todo mundo.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Comissão aprova cobertura obrigatória de tratamento de saúde mental completo pelos planos de saúde

DIREITOS HUMANOS

Comissão aprova proposta que facilita acesso de pessoa com deficiência a políticas públicas

GERAL

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

Pagamento dos valores terá início a partir de 24 de julho

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Comissão aprova novo critério de renda para a solicitação de Benefício de Prestação Continuada