quinta, 28 de março de 2024
LEGISLATIVO DE MS

Reinaldo atende solicitação de Neno Razuk e contrata intérprete guarani para DAM-Dourados

20 janeiro 2022 - 15h00Por Assessoria Neno Razuk

O Governo do Estado atendeu mais uma solicitação do deputado estadual Neno Razuk (PTB) que havia solicitado em maio do ano passado que fosse contratado intérpretes de língua indígena para atender vítimas de violência na DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) em Dourados. A solicitação foi enviada para a SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e ao Governador Reinaldo Azambuja (PSDB).  

Ontem (19) o governo anunciou a contratação de intérprete nas línguas indígenas pelas delegacias de polícia nos municípios que possuam população indígena e segundo a informação, será uma assistente social que conhece a realidade das mulheres nas aldeias da Reserva Indígena de Dourados e que fala Guarani, língua predominantemente utilizada neste território. 

"É uma ação que vai ampliar o atendimento e acolher as vítimas da violência de gênero. Os números mostram que esta é uma necessidade junto às aldeias de Dourados, pois os crimes contra o gênero são recorrentes e a solicitação foi feita para que essa triste realidade se minimize. Foi uma solicitação apresentada em nosso gabinete e que acompanhamos até o desfecho agora. Agradecemos ao governador pela sensibilidade”, destacou o deputado. 

Vale lembrar que de acordo com os índices, Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do país e no município de Dourados está a maior reserva urbana do país, formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó, com cerca de 3.500 hectares e 20.000 habitantes, diversas vulnerabilidades e elevados índices de violência contra mulheres e crianças. A solicitação também atende também uma antiga demanda da CPMI para o Estado de Mato Grosso do Sul, em junho de 2013.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE