terça, 16 de abril de 2024
ELEIÇÕES 2022

TSE começa nesta segunda a lacrar o sistema das urnas eletrônicas

29 agosto 2022 - 09h00Por G1

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começa nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições deste ano.

De acordo com o TSE, os processos garantem ao eleitor que o voto registrado na urna será computado de forma totalmente segura.

Durante toda a semana, uma equipe composta por dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal fará a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação para verificar a integridade e o bom funcionamento.

Tecnicamente falando, essa etapa também faz a transformação dos códigos-fontes para a linguagem binária, lida pelas máquinas.

Encerramento

No encerramento dos trabalhos, marcado para a próxima sexta-feira, dia 02 de setembro, às 18 horas, os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por autoridades presentes.

Em seguida, os sistemas são lacrados digitalmente e fisicamente e armazenados na sala-cofre do tribunal.

A assinatura e lacração é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas que serão usados nas votações do primeiro e do segundo turnos das eleições, marcados para 2 e 30 de outubro, respectivamente.

A próxima fase é a geração de mídias, na qual os dados dos candidatos serão inseridos nas urnas. Na véspera do pleito, ocorre a verificação dos sistemas usados na totalização e envio dos dados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa