sexta, 19 de abril de 2024

Adubação com silício deixa milho resistente às pragas, diz pesquisa

Adubação com silício deixa milho resistente às pragas, diz pesquisa

21 novembro 2014 - 09h00Por UEMS
O silício, muito utilizado na produção de chips, computadores e celulares, agora também é experimentado na agricultura e tem gerado bons resultados, segundo análise realizada por pesquisadores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) na Unidade de Aquidauana.

O professor, Francisco Eduardo Torres, juntamente com os acadêmicos Paulo Eduardo Teodoro, Larissa Pereira Ribeiro e Caio Cezar Guedes Correa, da UEMS, resolveram aplicar o silício ao plantio do milho e assim ampliar os estudos que já ocorrem com esse elemento no arroz, na batata e na cana-de-açúcar.

O resultado do trabalho foi que o silício deixa o milho mais resistente às pragas, principalmente, os fungos que atacam a planta.

Com a aplicação desta substância a “pele” da planta fica mais grossa, formando uma barreira contra o ataque de fungos e insetos.

Esta adubação nas folhas dificulta a alimentação dos insetos-pragas, o que causa a morte deles, como a lagarta-do-cartucho.

O emprego do silício na agricultura pode diminuir os custos com fungicidas e inseticidas, com isso o manejo deste elemento na nutrição de plantas poderá contribuir de forma significativa para uma agricultura mais sustentável.

A partir do decreto lei número 4.954, que regulamenta a lei 6.894 de 16/01/1980, aprovada em 14 de janeiro de 2004, e que dispõe sobre a produção e comercialização de fertilizantes, o silício foi incluído na lista dos micronutrientes – que são nutrientes necessários para a manutenção do organismo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa