Menu
Busca sexta, 23 de abril de 2021

Adubação com silício deixa milho resistente às pragas, diz pesquisa

Adubação com silício deixa milho resistente às pragas, diz pesquisa

21 novembro 2014 - 09h00Por UEMS
O silício, muito utilizado na produção de chips, computadores e celulares, agora também é experimentado na agricultura e tem gerado bons resultados, segundo análise realizada por pesquisadores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) na Unidade de Aquidauana.

O professor, Francisco Eduardo Torres, juntamente com os acadêmicos Paulo Eduardo Teodoro, Larissa Pereira Ribeiro e Caio Cezar Guedes Correa, da UEMS, resolveram aplicar o silício ao plantio do milho e assim ampliar os estudos que já ocorrem com esse elemento no arroz, na batata e na cana-de-açúcar.

O resultado do trabalho foi que o silício deixa o milho mais resistente às pragas, principalmente, os fungos que atacam a planta.

Com a aplicação desta substância a “pele” da planta fica mais grossa, formando uma barreira contra o ataque de fungos e insetos.

Esta adubação nas folhas dificulta a alimentação dos insetos-pragas, o que causa a morte deles, como a lagarta-do-cartucho.

O emprego do silício na agricultura pode diminuir os custos com fungicidas e inseticidas, com isso o manejo deste elemento na nutrição de plantas poderá contribuir de forma significativa para uma agricultura mais sustentável.

A partir do decreto lei número 4.954, que regulamenta a lei 6.894 de 16/01/1980, aprovada em 14 de janeiro de 2004, e que dispõe sobre a produção e comercialização de fertilizantes, o silício foi incluído na lista dos micronutrientes – que são nutrientes necessários para a manutenção do organismo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Camionete que seguia para Campo Grande com mais de uma tonelada de maconha foi recuperada pelo DOF
ECONOMIA
Micro e pequenas empresas podem pagar Simples com Pix
MEIO AMBIENTE
PMA realiza orientação em 61 propriedades rurais em prevenção aos incêndios
ECONOMIA
Prazo para contestar auxílio emergencial negado no dia 10 acaba hoje