sexta, 12 de agosto de 2022
Cassems - Todos - Agosto 2022
CLIMA

Com mínimas de 4°C, onda de frio pode durar até 5 dias no Mato Grosso do Sul

16 maio 2022 - 10h00Por Portal Governo MS

A massa de ar polar que avança pelo Brasil segue derrubando as temperaturas em Mato Grosso do Sul. Nos próximos dias, os termômetros devem marcar mínimas de 4°C em cidades da região de fronteira, como Antônio João, Aral Moreira e Ponta Porã. 

A condição climática inspira cuidados com a saúde, por isso, na manhã desta segunda-feira (16), a Defesa Civil do Estado emitiu alerta sobre a onda de frio, que pode durar de três a cinco dias. “Atenção redobrada com crianças, idosos, animais domésticos e moradores de rua”, diz o aviso.

Previsões do tempo elaboradas pelo Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam queda brusca na temperatura, de até 5°C abaixo da média, já a partir desta terça-feira (17), com as mínimas atingindo o pico na quarta-feira (18), especialmente nas regiões Sudoeste e Sul.

O frio deve ser mais intenso em municípios na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, como Antônio João, Aral Moreira, Laguna Carapã e Ponta Porã, que devem registrar 4°C de mínima na quarta-feira (18). Outras cidades como Amambai, Bela Vista, Porto Murtinho e Tacuru terão mínimas de 5°C. Nesses locais, as máximas vão de 17 a 19°C.

Dourados, Iguatemi e Mundo Novo terão termômetros oscilando entre 5°C e 19°C. Nas regiões Central e Pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 5 e 20ºC. Campo Grande deve ter variação entre 5 e 15°C. Já Corumbá, entre 7 e 22°C.

Na região Norte, são esperadas mínimas de 8ºC em Coxim, Pedro Gomes e Sonora. As máximas podem chegar a 21°C. No Leste, Brasilândia, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas devem registrar mínimas de 6°C e máximas de 19°C.

Alerta na palma da mão

Para evitar tragédias ocasionadas pela mudança do tempo em Mato Grosso do Sul, a Defesa Civil possui um sistema de alerta climático para celulares cadastrados. Quem quiser receber SMS gratuito com os avisos pode enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse.

Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Produção de motocicletas tem melhor acumulado para julho desde 2015

SAÚDE

Anvisa analisa cinco pedidos para diagnóstico da varíola dos macacos

ECONOMIA

Conab estima safra de grãos em 271,4 milhões de toneladas em 2021/22

ECONOMIA

Pesquisa indica queda de 2% no abate de frangos no país