quinta, 18 de abril de 2024

Mato Grosso do Sul terá 17 novas estações meteorológicas

Mato Grosso do Sul terá 17 novas estações meteorológicas

22 janeiro 2015 - 10h15Por Correio do Estado
Mato Grosso do Sul terá mais 17 novas estações meteorológicas automáticas para coleta de dados e monitoramento do tempo. O investimento para aquisição dos equipamentos é fruto de convênio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com a Secretaria de Produção e Turismo de MS (Seprotur), que disponibilizará contrapartida de R$ 503.115,00.

A deliberação do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja (Fundems) está publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (21).

Conforme a publicação, o projeto denominado “Implantação de Estações Meteorológicas” visa a aquisição e implantação de 17 estações meteorológicas automáticas de superfície, que contribuirão com importantes informações e coleta sistemática de variações de direção e velocidade dos ventos, disponibilidade de água nos solos, com os indicativos das variáveis climáticas para estimar o balanço hídrico e identificar as áreas e os períodos de plantio com o menor risco, estimulando o fomento, desenvolvimento e a melhoria dos processos ou sistemas de produção do milho e da soja no Mato Grosso do Sul.

Equipamento

Uma estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central ("data logger"), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os automaticamente a cada hora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa