Menu
Busca quarta, 21 de abril de 2021

MS registra 12 casos suspeitos de chikungunya em três semanas

MS registra 12 casos suspeitos de chikungunya em três semanas

22 janeiro 2015 - 10h00Por G1
Nas três primeiras semanas de 2015, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) registrou 12 casos suspeitos da febre chikungunya no estado, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (21) pelo órgão.

Os casos registrados estão sob investigação e aguardam resultado. O terceiro boletim do ano tem um registro a mais do que último levantamento, divulgado há uma semana, quando era 8 casos suspeitos em Campo Grande, um em Corumbá, um em Porto Murtinho e outro e Rio Verde de Mato Grosso. Nesta semana, Maracaju entrou na lista dos municípios com casos os casos suspeitos, com um registro.

Em 2014, Campo Grande finalizou o ano com 34 casos em investigação, um confirmado e 10 descartados. No estado, foram 69 casos notificados, um confirmado, 56 em investigação e 12 descartados.

Sintomas

Assim como a dengue, a Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti só que os sintomas são mais intensos. Os sintomas são febre de início súbito, maior que 38,5°C, e dor intensa nas articulações, acompanhada ou não de edemas (inchaço).

Em alguns casos, segundo a SES, as dores articulares permanecem por meses e até anos. O órgão alerta que pode acontecer infecção pela chikungunya e dengue ao mesmo tempo, já que o mesmo mosquito pode carregar os dois vírus.

Ao apresentar sintomas da doença, as recomendações da SES são procurar uma unidade de saúde e manter repouso, tomar muito líquido, como água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas, além de evitar exposição aos mosquitos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Arrecadação de março superou as melhores expectativas, diz Guedes
COTAÇÃO
Dólar fecha em leve alta após mudanças no Orçamento
POLÍTICA
Câmara: plantio de maconha para fins medicinais tem parecer favorável
REGIÃO
Polícia Militar no Distrito do Boqueirão apreende 1,5kg de maconha