segunda, 15 de abril de 2024

MS registra 12 casos suspeitos de chikungunya em três semanas

MS registra 12 casos suspeitos de chikungunya em três semanas

22 janeiro 2015 - 10h00Por G1
Nas três primeiras semanas de 2015, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) registrou 12 casos suspeitos da febre chikungunya no estado, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (21) pelo órgão.

Os casos registrados estão sob investigação e aguardam resultado. O terceiro boletim do ano tem um registro a mais do que último levantamento, divulgado há uma semana, quando era 8 casos suspeitos em Campo Grande, um em Corumbá, um em Porto Murtinho e outro e Rio Verde de Mato Grosso. Nesta semana, Maracaju entrou na lista dos municípios com casos os casos suspeitos, com um registro.

Em 2014, Campo Grande finalizou o ano com 34 casos em investigação, um confirmado e 10 descartados. No estado, foram 69 casos notificados, um confirmado, 56 em investigação e 12 descartados.

Sintomas

Assim como a dengue, a Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti só que os sintomas são mais intensos. Os sintomas são febre de início súbito, maior que 38,5°C, e dor intensa nas articulações, acompanhada ou não de edemas (inchaço).

Em alguns casos, segundo a SES, as dores articulares permanecem por meses e até anos. O órgão alerta que pode acontecer infecção pela chikungunya e dengue ao mesmo tempo, já que o mesmo mosquito pode carregar os dois vírus.

Ao apresentar sintomas da doença, as recomendações da SES são procurar uma unidade de saúde e manter repouso, tomar muito líquido, como água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas, além de evitar exposição aos mosquitos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa