sexta, 29 de março de 2024

MS tem 5 casos de ferrugem asiática e doença preocupa produtores de soja

MS tem 5 casos de ferrugem asiática e doença preocupa produtores de soja

06 janeiro 2015 - 10h45Por CG News
A Fundação Chapadão identificou o quinto foco da ferrugem asiática na safra 2014/2015, da lavoura de soja de MS, esse é o primeiro em Chapadão do Sul e um dos maiores produtores do Estado. Uma amostra da folhagem da soja foi enviada pela fazenda ao laboratório da entidade, que confirmou o foco da doença. Outros quatro já foram registrados na safra atual, dois em Dourados e dois em Maracaju, conforme o Consórcio Antiferrugem, uma parceria entre órgãos públicos e privados para combater a ferrugem asiática.

Das pragas e doenças que atingem o cultivo de soja, a ferrugem asiática é a que mais preocupa os produtores, pois afeta a produtividade da lavoura. Se não for controlada, a doença pode comprometer até 90% da produção, segundo o diretor da Fundação Chapadão Edson Borges. A entidade recomenda aos produtores da oleaginosa com produção em estado R1, ou seja, em início florescimento, que façam a aplicação do fungicida de combate a ferrugem asiática.

“A soja que nao floresceu ainda, os produtores devem acompanhar para ver se tem ferrugem naquela área. Caso os produtores tenham dúvidas podem procurar a fundação, pois os pesquisadores estão a disposição para dar informações”, afirma Edson, que também é pesquisador.

Embora alerte os produtores para ficarem atentos a doença, o diretor da fundação esclarece que o desenvolvimento da doença e a época em que ela incide nesta safra demonstram que o comportamento da praga se assemelha ao ocorrido no ciclo anterior. “Isso está dentro do normal, do programado, porque a doença se desenvolve de maneira semelhante a da safra 2013/2014”.

A propriedade em que foi constatada a ferrugem asiática na última semana já vinha fazendo a aplicação do fungicida específico. O pesquisador acredita que a doença surgiu justamente em decorrência de falha na aplicação, mas a incidência é considerada baixa e por isso sob controle.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

MÁXIMA

Faccionado condenado a 20 anos por homicídio é achado morto em cela

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

MATO GROSSO DO SUL

Furtos de energia em MS no ano passado dariam para abastecer cidade com 95 mil casas