Menu
Busca quinta, 15 de abril de 2021

Transporte de celulose por ferrovia cresce mais de 50% em MS

18 dezembro 2014 - 08h45Por G1
Levantamento da América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela gestão de 1.296 quilômetros de ferrovias em Mato Grosso do Sul, aponta que cresceu em mais de 50% o escoamento de celulose pela malha ferroviária do estado em 2014 em relação a 2013.

Segundo a empresa, no acumulado de janeiro a outubro deste ano, as duas indústrias de celulose instaladas no estado, a Fibria e a Eldorado Brasil, que têm plantas no município de Três Lagoas, a 313 quilômetros de Campo Grande, escoaram por trens, 1,621 milhão de toneladas do produto, que teve como destino o porto de Santos, de onde foi exportado.

De acordo com o responsável comercial da carteira de produtos industriais da ALL, Carlos Teixeira de Freitas, os bons resultados são frutos de investimentos e trabalho desenvolvido em parceria com as empresas.

“Este setor está em franco crescimento e a parceria construída entre os players e a ferrovia é um case de sucesso. Os volumes estão crescendo de forma expressiva e a solução logística que oferecemos é uma forte aliada para o aumento da competitividade dos nossos clientes”, explica.

O carregamento dos vagões da Fibria é feito em Três Lagoas e o da Eldorado é realizado em Aparecida do Taboado.

Freitas explica que, através de investimentos realizados, somados ao momento que o setor está vivendo, a celulose passou a representar aproximadamente 15% do total de produtos industriais transportados pela ALL. “É um crescimento bastante representativo e que retrata muito bem o cenário da celulose no país”, aponta.

De acordo com o diretor da Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS), Benedito Mário, a tendência é que, até o fim do ano, os números continuem no mesmo ritmo.

“Por conta da forte demanda das indústrias de celulose, houve um crescimento muito significante na produção. Talvez Mato Grosso do Sul seja um dos poucos estados do Brasil com as condições favoráveis para produzir: terra, situação fundiária boa, propriedades grandes, e topografia boa, com áreas planas”, explica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORREDOR BIOCEÂNICO
Após suspensão de licitação, governo requisita novo cronograma para obra de ponte sobre Rio Paraguai
JUSTIÇA
STF confirma decisão que determinou a abertura de CPI da Pandemia
POLÍTICA
Senado debate adiamento do reajuste de preços de medicamentos
NAVIRAÍ
Polícia Civil incinera 1,2 tonelada de drogas