quarta, 24 de abril de 2024

Objeto que caiu do céu não tem radiação, diz órgão de Energia Nuclear

01 janeiro 2015 - 08h45Por G1 MS
O objeto cilíndrico, que caiu do céu em uma fazenda de Mato Grosso do Sul, não possui radiação, segundo análise do físico médico Walter Mendes Ferreira, integrante da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A informação foi repassada ao G1 nesta quarta-feira (31), pela assessoria do órgão, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI).

O especialista, que é coordenador de rejeitos do CNEN, esteve na fazenda em Santa Rita do Pardo, a 260 km de Campo Grande, nesta manhã. Segundo os moradores do sítio onde o material foi encontrado, a análise do físico cerca de 15 minutos e, após a confirmação de que não havia radiação, o objeto foi recolhido pela Polícia Civil. O Corpo de Bombeiros havia feito o isolamento da área e do material por precaução.


Ainda segundo a assessoria do CNEN, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já foi avisado sobre o caso e deve analisar o material e proceder na destinação adequada.


Tanque de foguete

Considerado lixo espacial, o objeto foi achado na zona rural de Santa Rita do Pardo na madrugada de domingo (28), depois que fenômenos luminosos foram vistos no céu de cidades do estado.

O professor de geofísica espacial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), disse em entrevista à TV Morena que, provavelmente, o objeto seria tanque de combustível de um foguete, que foi usado para arremessar algum satélite.

Segundo o professor, cerca de 600 toneladas de materiais espaciais caem por ano na Terra, entre poeira, meteorito e objetos.

Investigação

A Força Aérea foi acionada pela Polícia Civil do município, que registrou um boletim de ocorrência de 'achado de coisas'. A polícia local também acionou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEC).

À TV Morena, a Força Aérea informou que não irá investigar a aparição do objeto. A assessoria de imprensa da Base Aérea em Campo Grande afirmou que irá dar apoio aos responsáveis, mas que não fará a investigação porque o objeto não é da Aeronáutica.

Os moradores dizem que o objeto caiu do céu. O dono da propriedade rural, de 68 anos, disse à Polícia Civil que ouviu um barulho muito alto de madrugada, como se alguma coisa tivesse caído ao solo, mas voltou a dormir. No início da manhã ele encontrou o objeto semelhante a um tanque de combustível envolto de fita da cor preta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda