terça, 24 de junho de 2025
AÇÃO

PF e Senad encerram operação que destruiu 3,6 toneladas de maconha

14 setembro 2024 - 12h00Por Dourados News

A 46ª Fase da Operação Nova Aliança, ação conjunta da Polícia Federal do Brasil e Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai), contra o tráfico de drogas encerra nesta sexta-feira, dia 13 de setembro. Essa é a 5ª operação este ano, que resultou na destruição de 3,6 toneladas de maconha.

Nessa etapa, os trabalhos de erradicação foram executados em áreas localizadas nas fronteiras de Mato Grosso do Sul e Paraná, com o Paraguai.

Segundo o site Midiamax, a operação ainda conta com o apoio do Ministério Público, da Força-Tarefa Conjunta e da Força Aérea do Paraguai.

A PF auxilia no custeio da iniciativa e nos trabalhos de inteligência, além de fornecer apoio com aeronaves para deslocamento de pessoal às áreas de mais difícil acesso, locais onde o entorpecente é cultivado.

A operação, segundo a PF, ataca o narcotráfico no nascedouro das atividades ilícitas. Assim, evitando que uma grande e articulada cadeia criminosa vinculada entre em atuação. Além disso, busca minimizar custos com recursos que seriam aplicados posteriormente em persecuções criminais antidrogas e manutenção de detentos em presídios brasileiros, caso o entorpecente erradicado entrasse em circulação.

Operação Restaurar

Agora, após a destruição de áreas com o plantio da droga, segue em curso a Operação Restaurar, ação de reflorestamento das áreas destruídas.

A operação ocorre por meio do Instituto Nacional de Florestas do Paraguai, que fornece sementes e meios para que as áreas utilizadas pelo narcotráfico sejam reflorestadas com o plantio de árvores e plantas nativas. Dessa forma, são recuperadas ambientalmente as regiões destruídas pelos cultivos ilícitos de maconha na zona de fronteira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Lula assina decreto que cria Prêmio Nacional da Educação

Objetivo é reconhecer cidades e estados que alcançarem metas

ECONOMIA

Intenção de consumo das famílias registra alta de 0,5% em junho

Na comparação com ano passado, o índice teve queda de -1,3%

MS-462

Passageiro de ônibus é flagrado carregando drogas presas ao corpo

SAÚDE

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares