Menu
Busca sexta, 24 de setembro de 2021
CARBONERA - JULHO, AGOSTO E SETEMBRO
MARCO TEMPORAL

Protestos continuam e atingem pelo menos 5 pontos nas estradas federais de MS

25 agosto 2021 - 17h00Por Dourados News

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) atualizou a situação dos pontos de protesto de indígenas nas rodovias federais que cortam Mato Grosso do Sul na tarde desta quarta-feira (25/8). Até às 16h, cinco pontos mantinham concentração de pessoas. 

No Km 304 da BR-163, entre Douradina e Rio Brilhante, o trânsito é interditado a cada 15 minutos. Aproximadamente 20 manifestantes no local. Na mesma via, mas em Caarapó, o bloqueio ocorre a cada 20 minutos e liberação a cada 10, com grupo aproximado de 30 manifestantes.

Já em Eldorado, também na BR-163, mas na região Sul, a interdição é total na pista. 

A ação desta quarta pelos indígenas faz parte das manifestações indígenas contra as medidas que podem dificultar a demarcação de terras e a votação do recurso, agendado para hoje no STF (Supremo Tribunal Federal), que pode instituir o ‘Marco Temporal’. 

Na pauta do STF, o julgamento do recurso que define os critérios para a demarcação de novas terras indígenas em território brasileiro.

A análise é se é válida a tese do "marco temporal". Nessas condições, se aprovada, comunidades indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam até 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
Estado já tem 1.688 barragens regularizadas junto ao Imasul, maioria de pequeno porte
POLÍCIA
Homem é preso em flagrante por policiais civis suspeito de tentar estuprar a própria sobrinha
SAÚDE
ANS: cai ocupação de leitos de UTI para atendimento à covid-19
CRIME AMBIENTAL
PMA autua infrator em R$ 2,4 mil por criação ilegal de javalis