Morreu na última segunda-feira (18) um morador de Corumbá, cidade distante 444 quilômetros da Capital, diagnosticado com gripe A, doença causada pelo vírus H1N1. A confirmação da doença saiu ontem (20) depois que exames ficaram prontos.
Segundo nota emitida pela Secretaria de Saúde da cidade, o paciente – que não teve identidade divulgada – começou a passar mal no dia 10 de janeiro.
Informações de parentes à secretaria indicam que o homem só procurou atendimento médico no sábado passado, dia 16. O paciente foi ao Pronto Atendimento Médico (PAM) da cidade e ficou internado.
“A equipe de Vigilância Epidemiológica está investigando o caso. A família autorizou a coleta de material para exame e o resultado foi positivo para H1N1”, disse a secretária de saúde, Dinaci Ranzi.
CASOS
Só em Corumbá, nesses primeiros dias de 2016, foram quatro notificações de casos com suspeita de infecção pelo vírus H1N1. A secretaria afirma que dois casos foram descartados e, além da morte, outro caso ainda aguarda confirmação.
Último boletim estadual sobre a situação da doença em Mato Grosso do Sul revelou que de janeiro até novembro do ano passado foram 271 notificações da doença e cinco casos da influenza A, causada pelo vírus H1N1, foram confirmados.
No ano passado, até novembro, foram 7 mortes confirmadas em todo o Estado, o ano anterior, 2014, foi quando mais mortes ocorreram, 29 em todo Mato Grosso do Sul. Dados deste ano ainda não foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).