sexta, 23 de fevereiro de 2024

Título Interno

30 maio 2012 - 08h51Por Assessoria
O Sistema Fiems, por meio do Sesi, Senai e IEL, vai participar da edição 2012 da Feira do Empreendedor, que neste ano será realizada pelo Sebrae/MS, de 1º a 3 de junho, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leilz, em Dourados (MS). Além de estandes com o oferecimento dos serviços disponibilizados pelo Sesi, Senai e IEL nas áreas de saúde, educação básica e profissional, cursos, serviços laboratoriais e encaminhamento para estágio, também serão colocadas em exposição as unidades móveis de panificação e confeitaria e de costura industrial, além do oferecimento de serviços, oficinas e palestras.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, também participará da cerimônia de abertura oficial da Feira do Empreendedor, que pela primeira vez será promovida fora de Campo Grande (MS), programada para a noite desta sexta-feira (01/06) no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leilz. No caso específico do Senai, além das exposições das duas carretas, também serão realizadas oficinas gratuitas e com inscrições realizadas na hora e no local do treinamento, com duração média de uma hora cada uma, bem como palestras.

Carretas

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, essas duas unidades móveis são aquisições recentes do Sistema Fiems e contribuirão com a formação da mão de obra demandada pelas indústrias dos segmentos da panificação e do vestuário. “No caso da unidade de panificação, vamos oferecer cursos de formação de padeiro e confeiteiro, além de diversos aperfeiçoamentos vinculados às funções. Já a unidade de costura industrial será, na prática, uma mini-oficina de costura, servindo para qualificar os trabalhadores diretamente nos estacionamentos das fábricas ou áreas próximas”, pontuou.

A unidade móvel de panificação e confeitaria segue os mesmos moldes da carreta do Senai do Rio de Janeiro, tendo 15 metros de comprimento, sendo dotada com todos os equipamentos necessários para a formação profissional, como cilindro para massa de pão, masseira para panificação, fornos, câmara de fermentação para pães, freezer horizontal, geladeira com descongelamento automático, batedeiras, multiprocessador, entre outros. “Ela tem dois ambientes, um para acondicionar as matérias-primas para os cursos e outro com sala de aula equipada com data-show e televisão, além de geladeira de 480 litros, bebedouro, masseira industrial, batedeira industrial e um forno de três câmaras para fazer até 1,5 mil pães por hora”, informou.

Ele acrescenta ainda que a unidade móvel do Senai poderá formar até 15 alunos por turma os cursos de panificação, confeitaria e lancheteria. “A princípio, ela ficará exposta na Feira do Empreendedor e depois será deslocada para atender as demandas das indústrias em todo o Estado, começando por Campo Grande”, disse. No caso da unidade de costura industrial, a carreta conta com máquinas reta, caseadeira, botoeira, galoneira, galoneira cilíndrica, overlock, interlock e três pontinhos, além de cadeiras giratórias, ferro de passar a vapor, máquina de cortar tecidos, entre outros.

Oficinas

Nas duas unidades móveis serão ministradas oficinas de noções básicas de panificação sobre como produzir pão doce caseiro, donuts e cookies, além de costura de lingerie e costura de blusa feminina malha. O técnico de cooperação e projetos especiais do Senai, Hudson Willian Perdomo Jacquet, explica que as oficinas serão realizadas entre às 14 horas e 20h30, mesmo horário em que serão realizadas palestras voltadas à área da construção civil.

“Teremos uma sala onde serão realizadas as palestras e onde também estarão expostos três kits PAM (Programa de Ações Móveis) da construção civil. Vamos expor os kits de pedreiro, eletricista predial de baixa tensão e pintor de obras”, detalhou Hudson Jacquet. Ele lembra que durante a feira também serão divulgados os serviços do CetecSenai Dourados. “O Senai terá a oportunidade de divulgar seu portfólio de Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT), divulgar os cursos oferecidos na região da Grande Dourados e gerar oportunidade de negócios com os empresários presentes na feira”, disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Correios distribuirão provas do Concurso Unificado

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto sobem 13% em janeiro

INFRAESTRUTURA

Governo de MS mantém ações voltadas ao desenvolvimento de Ponta Porã

SAÚDE

Grupo vai subsidiar políticas de enfrentamento de mortes no trabalho