sexta, 19 de abril de 2024

Tempestade causa grandes prejuízos no Assentamento Itamarati

Uma tempestade acompanhada de ventos fortes ocorrida na tarde do dia (29) causaram grandes prejuízos a moradores e pequenos agricultores do Assentamento Itamarati. Além de destelhar casas e comércios, deixou toda a população desconectada com o mundo, dani

01 dezembro 2012 - 11h20
Itamaratinews

Uma tempestade que durou cerca de 30 minutos, ocorrida na tarde do dia (29), causaram grandes prejuízos no Assentamento Itamarati. Chuvas fortes, acompanhada de muita ventania, atingiram principalmente o núcleo urbano, uma área com cerca de 350 residências, e onde também fica localizado o centro comercial do Assentamento Itamarati.

Os ventos fortes destelharam várias casas e alguns comércios, deixou os moradores sem energia elétrica por algumas horas, derrubaram árvores e antenas dos provedores de internet sem fio, deixando os moradores do Assentamento Itamarati totalmente des-conectados com o mundo.

O prejuízo maior aconteceu no parque industrial, onde ficam localizadas às estruturas capazes de processarem e armazenarem cerca de 500 mil toneladas de grãos. As estruturas que resistiram por mais de 35 anos, não suportaram os ventos forte. Velhos barracões além de ter as estruturas abaladas, foram destelhados, espalhando sua cobertura por cerca de 500 metros ao longo das casas nas vilas e de uma lavoura de soja próxima ao local.


As passarelas e parte das estruturas dos dez silos de armazenagem de grãos foram totalmente comprometidas. Os pilares metálicos e a cobertura da área de desembarque de grãos, onde fica localizado o tombador, foi totalmente arrancada, comprometendo o recebimento de grãos. Os assentados acreditam que grande parte da safra 2012/2013, pode estar toda comprometida por não haver tempo hábil para os reparos necessários nas estruturas atingidas.

O prejuízo maior aconteceu nos armazéns da Cooperafi, onde praticamente toda a produção de semente de feijão que já estava em fase de classificação e secagem, foi atingida. Além da semente de feijão, houve também perda de semente de girassol, e parte do maquinário de classificação e secagem de sementes foi bastante danificado.

O barracão da Cooperativa Agroindustrial Ceres (Coopaceres), teve apenas uma parte da cobertura danificada, e não atingiu as sementes que já estavam ensacadas. A Coopaceres trabalha com a produção de sementes de feijão, milho e arroz, direcionados a agricultura familiar, através do projeto Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e exportação de sementes para a Venezuela.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa