domingo, 21 de abril de 2024
MS

UEMS na Rota atende 30 caminhoneiros em ação com curso de Medicina

15 julho 2022 - 12h30Por UEMS

Na noite de quarta-feira, 13 de julho, os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizaram uma ação de iniciação científica e extensão com os caminhoneiros que trafegam pela Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul. A ação foi realizada em um posto de parada em Campo Grande, em uma das saídas da cidade. 

Entre os participantes estavam presentes os alunos: Fernanda Emanully, Leonardo Carnielli, Caroline Costa, Victor Hugo Araújo, Gabriel Belfort, Thiago Kenzo e Matheus Caetano, acompanhados pela médica cardiologista e docente do curso de Medicina da UEMS, a Profa. Dra. Ana Carulina Guimarães Belchior, no atendimento desta quarta-feira aplicaram ações relacionadas à  hipertensão, diabetes, ISTs, COVID-19, acuidade visual, campimetria de confrontação e violência no trânsito.

Durante a noite foram realizadas triagem para doenças oftalmológicas, utilizando campimetria e teste Snellen, aferição da pressão arterial, orientações sobre a saúde sexual e prevenção das ISTs, orientações sobre a prevenção do diabetes e hipertensão arterial sistêmica.

Aproximadamente 30 caminhoneiros foram atendidos nesta ação, e ressaltaram a importância de ações como a que foi executada. Muitos deles afirmaram que pela correria do dia a dia não tinham tempo de “cuidar da saúde” e com a ação eles conseguem ter uma noção dos atendimentos médicos que precisam procurar ao retornar para casa.

Conforme destaca a professora Ana Carulina Belchior, “o projeto UEMS na Rota Bioceânica é essencial tanto para os alunos, que podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos com o curso, quanto para os caminhoneiros que podem ter acesso a  ações de promoção à saúde e prevenção de doenças que alteram diretamente sua qualidade de vida”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa