Entre as principais altas do grupo, está a do item ‘produtos farmacêuticos’, cuja taxa foi de 1,85% em maio. Também apresentaram crescimentos relevantes os itens ‘serviços médicos e dentários’, de 0,89% e ‘plano de saúde’, 0,60%.
De acordo com o IBGE, a alta de 1,85% em remédios reflete parte do reajuste vigente desde 31 de março. No ano, o aumento acumulado já é de 3,09%.
Inflação em abril
No geral, o IPCA-15 apresentou variação de 0,51% em maio. Frente a abril, o indicador subiu 0,08 ponto percentual, visto que, na medição daquele mês, a inflação ficou em 0,43%.
Segundo o IBGE, a aceleração da inflação no período reflete o movimento dos preços dos itens relacionados ao grupo Despesas Pessoais, que apresentou inflação de 1,32%, ainda que, frente a abril, o grupo tenha desacelerado 0,11 ponto percentual, já que, na época, apresentou inflação de 1,43%.
O aumento no preço do grupo refletiu a variação de 14,26% do cigarro, em função dos reajustes vigentes a partir do início de abril, observando-se recuo nos preços a partir do dia 7 de maio, iniciando por São Paulo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

CAMPO GRANDE
Polícia Militar intensifica prisões por tráfico

PROCESSO SELETIVO
Divulgada a classificação final do Programa de Residência Judicial

SAÚDE
Vacinação contra a covid-19 já teve início em quase todo o país

GERAL