sexta, 26 de abril de 2024

Cresce a consciência ambiental no País, revela pesquisa

17 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: Diário Net
Pesquisa mostra que a consciência ambiental dos brasileiros quadriplicou desde 1992. Em levantamento realizado durante a Rio-92, 47% dos entrevistados disseram não saber identificar problemas ambientais. Neste ano, o porcentual foi de apenas 10%.

A pesquisa O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável mostra que, na média nacional, 34% dos brasileiros ouvidos sabem o que é consumo sustentável atualmente. "Esta é uma pesquisa que mostra claramente tendências", explica a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Brollo de Serpa Crespo.

Nessa projeção, a população da Região Sul mostrou-se mais engajada ambientalmente. Mais da metade dos sulistas sabem o que é consumo sustentável. "A diferença do Sul é impressionante em termos dos mais altos índices não só de acertos mas de atitudes corretamente ambientais", disse.

Os mais jovens e os mais velhos são os que menos conhecem a realidade ambiental, mas a consciência aumentou. Há 20 anos, quase 40% dos entrevistados entre 16 e 24 anos não opinaram sobre problemas ambientais, assim como mais de 60% dos brasileiros com 51 anos ou mais. Este ano, as proporções caíram para 6% entre os jovens e 16,5% entre os mais velhos.

"Isso tende a mudar ainda mais, porque agora temos todo um trabalho de educação ambiental nas escolas, o que vai se refletir nas faixas seguintes ao longo dos anos", diz Samyra.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue