sexta, 26 de abril de 2024

Dietas restritas em carboidratos ou proteínas podem fazer mal à saúde

05 julho 2012 - 16h10
Bem Estar


Restringir a alimentação a carboidratos ou proteínas pode ser um problema. A opção por um e exclusão do outro pode causar danos à saúde e o preço pode aparecer a longo prazo.

Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Mônica Beyruti, todos os elementos da alimentação são fundamentais para o organismo e cada um deles funciona para algo diferente no corpo humano.

Em uma dieta diária de 2 mil calorias, recomenda-se que sejam 50% de carboidratos (mil calorias), 35% de gorduras (700 calorias) e 15% de proteínas (300 calorias). O Ministério da Saúde indica que sejam consumidas diariamente seis porções de cereais, raízes, batata e massas, três de frutas e sucos, três de leites e derivados, três de legumes e verduras, uma de feijão e sementes, uma de açúcar e doces, uma de carne e ovos e uma de óleo e gordura.

O que as pessoas não sabem é que o carboidrato, após ser processado e digerido pelo corpo humano, se transforma em açúcar.
A nutricionista Mônica Beyruti mostra que ingerir quatro colheres de arroz branco é o mesmo que ingerir seis colheres pequenas de açúcar.

Algumas pesquisas, inclusive, apontam que o excesso de carboidratos também pode ser prejudicial à saúde e aumentar as chances de diabetes. Mas o problema da dieta dos carboidratos não é apenas o excesso, mas também a falta dos outros elementos, como a gordura e a proteína.

Alguns estudos associam o excesso de carboidratos ao aumento de frutose, açúcar presente em doces, frutas e massas. Se essa substância aumenta, elevam-se também os triglicérides, gordura que se acumula no sangue. Quando os triglicérides estão acima do limite, sobem consideravelmente as chances de problemas de circulação e coração. Mas isso não é uma regra e pode não acontecer com algumas pessoas.

É importante, no entanto, ressaltar que o carboidrato é a principal fonte de energia da alimentação e é essencial para o organismo porque dá energia para o cérebro e músculos.

No caso das proteínas, a dieta em excesso é adotada por vários atletas, para ganhar mais músculos. Por isso, eles abusam das carnes, ovos e outras proteínas de baixo valor calórico. Apesar de a dieta parecer funcionar a curto prazo, os riscos com o passar do tempo ainda não foram estudados.

Uma pesquisa recente aponta que dietas com muita proteína e pouco carboidrato podem fazer mal para o coração das mulheres. O estudo ouviu 43.396 mulheres de 30 a 49 anos e descobriu que esse tipo de dieta desequilibrada aumenta em até 60% as chances de problemas cardiovasculares. Ou seja, por mais que essa dieta diminua o peso rápido, traz prejuízos sérios à saúde no médio e longo prazos.

Os alimentos ricos em proteína, como carnes, por exemplo, são digeridos pelo suco gástrico, que quebra as moléculas em pedaços menores dentro do estômago.
Quando passam para o intestino, esses pedaços de carne se quebram novamente, formando aminoácidos. Depois, eles são absorvidos pelo sangue, seguem para os rins, que têm o trabalho de processar e filtrar as pequenas moléculas. Se o volume de moléculas for muito grande, prejudica os néfrons (células que formam o rim), podendo causar insuficiência renal.

Outro problema é que, ao comer carnes em excesso, as pessoas acabam ingerindo uma quantidade muito grande de gordura, o que faz aumentar o colesterol total e o LDL colesterol (ruim). A porção diária indicada de carne é de cerca de 100 gramas (70 gramas de proteína), equivalente ao tamanho da palma da sua mão.

Para colocar um "verdinho" no prato, é importante ver que há várias opções de verduras e legumes. As fibras das verduras fazem o intestino funcionar e evitam a prisão de ventre.
Também contribuem para reduzir a glicemia e o colesterol no sangue. Já os legumes são ricos em minerais e vitaminas, substâncias essenciais para o organismo.


Os médicos destacaram também a gordura como uma importante fonte de energia. Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, a substância é fundamental para a formação das membranas celulares, já que a capa que envolve todas as células do corpo é feita de gordura. Mas a quantidade na alimentação deve ser controlada.
Na hora da sobremesa, a dica é trocar os doces pelas frutas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha