Menu
Busca quinta, 24 de setembro de 2020

Facilidade na entrada de brasileiros nos EUA mostra importância do país no cenário mundial, diz ministro

Facilidade na entrada de brasileiros nos EUA mostra importância do país no cenário mundial, diz ministro

21 janeiro 2012 - 07h28
Agência Brasil

A decisão de facilitar o ingresso de brasileiros que viajam aos Estados Unidos mostra que o Brasil está ganhando importância no cenário mundial. A declaração foi feita hoje (20), à Agência Brasil, pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. Para ele, a medida também pode abrir caminho para que essas facilidades se estendam aos turistas norte-americanos que queiram vir ao Brasil.

“[A medida] É fruto do crescimento econômico do Brasil. Ela abre o caminho para o Ministério das Relações Exteriores, com base no princípio da reciprocidade, oferecer, aos americanos interessados em visitar o Brasil, pacote similar de facilidades.”

Ontem (19), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que o governo norte-americano pretende liberar, em alguns casos, viajantes brasileiros da entrevista para concessão do visto de entrada nos Estados Unidos. A medida, que faz parte de um projeto-piloto, inclui ainda cidadãos chineses. Uma comissão do governo norte-americano terá 90 dias para apresentar a Obama o piloto com as regras de funcionamento da medida.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que já foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos, viu a decisão como positiva, principalmente pelo fato de o ministério estar preparando uma visita da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, a convite de Obama. A visita deverá ocorrer nos próximos meses.

As entrevistas são parte do processo de concessão de vistos para os Estados Unidos. O interessado em viajar para o país deve preencher um formulário na internet e marcar a data da sua entrevista em uma representação diplomática dos Estados Unidos (embaixada ou consulados).

No ano passado, foram concedidos cerca de 1 milhão de vistos apenas no Brasil, com aumento de 51% em comparação ao ano anterior.


Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Doações de órgãos caíram 40% com pandemia
MEIO AMBIENTE
Recém-criada, Sala de Crise do Pantanal, vai propor ações concretas de enfrentamento à seca
EDUCAÇÃO
Estudantes com Fies podem suspender pagamentos até o fim da pandemia
NOTÍCIAS
Salão deve indenizar cliente que sofreu queimadura no couro cabeludo