sexta, 26 de abril de 2024

Flip chega ao fim e reúne público de 25 mil pessoas em 5 dias

Flip chega ao fim e reúne público de 25 mil pessoas em 5 dias

09 julho 2012 - 14h50
G1


A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chegou ao final da sua décima edição na noite deste domingo (8), comemorando a presença do público (considerado recorde) e marcando espaço para nomes menos conhecidos entre os autores convidados. A edição não teve polêmicas marcantes, como em anos anteriores, mas alcançou o objetivo de celebrar a literatura contemporânea e homenagear Carlos Drummond de Andrade, presente em todos os eventos realizados durante a festa.

O encerramento aconteceu durante a apresentação intitulada "Mesa de cabeceira", em que alguns dos principais convidados da edição leram trechos dos seus livros preferidos.
Os escritores Amin Maalouf, Dany Laferrière, Dulce Maria Cardoso, Enrique Vila-Matas, Zoé Valdés, Ian McEwan, Javier Cercas, Juan Gabriel Vasquez, Luis Fernando Verissimo e a idealizadora da Flip, Liz Calder, participaram da mesa.

O G1 transmitiu ao vivo todas as mesas da Flip 2012. Luis Fernando Veríssimo abriu a festa literária na quarta-feira (4), e Enrique Vila-Matas debateu literatura com Alejandro Zambra na quinta (5). James Shapiro, Amin Maalouf e jonathan Franzen foram os principais destaques da sexta (6), enquanto Suketu Mehta, Ian McEwan e Jennifer Egan se destacaram no sábado. Clique nos links para assistir aos melhores momentos das mesas.
Os principais convidados da Flip deram entrevistas exclusivas ao G1. Jonathan Franzen, Ian McEwan, Angeli e Laerte estão entre os convidados que comentaram a participação no evento.

A organização da Flip estima que 25 mil pessoas tenham passado por Paraty nos cinco dias da festa literária,com cerca de 45 mil acessos a todos 135 eventos realizados na cidade (considerando que cada pessoa podiaparticipar de mais de um deles). O número foi considerado um recorde, e teve força também na internet, atingindo 270 mil pessoas através do Facebook. Ao longo das dez edições da festa, foram recebidos em Paraty 327autores de 40 países.
Ao considerar que a festa de 2012 foi bem-sucedida, a organização decidiu manter para a edição do próximo ano o trabalho do curador, o jornalista Miguel Conde. O nome do homenageado do próximo ano ainda não foi confirmado, e deve ser anunciado oficialmente apenas em agosto. Graciliano Ramos é uma das possibilidades.

Para Conde, as mesas da manhã deste domingo (7), como a apresentação emocionada e bem-humorada da escocesa Jackie Kay e do gaúcho Fabrício Carpinejar, foram as mais marcantes do festival. A Flip deste ano foi desfalcada do Prêmio Nobel J.G.M Le Clézio, que cancelou sua participação dias antes do início da festa. Grandes autores internacionais tiveram participação interessante, mas não chegaram a empolgar muito a plateia.
Os organizadores aprovaram a apresentação de poemas de Carlos Drummond de Andreade, homenageado deste ano, no início de cada uma das mesas realizadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue