quinta, 25 de abril de 2024

Lugo vai recorrer para ter mais tempo de defesa no Paraguai

Lugo vai recorrer para ter mais tempo de defesa no Paraguai

22 junho 2012 - 13h00
G1


O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, vai apresentar uma ação de inconstitucionalidade à Suprema Corte de Justiça do país contra o julgamento político iniciado na véspera pelo Congresso para sua destituição, anunciou o secretário-geral da presidência, Miguel López.

"O presidente reclama mais tempo para defesa", afirmou o porta-voz à imprensa, poucas horas antes do início do julgamento, marcado para a tarde desta sexta-feira e que foi interpretado como um "golpe de estado branco" pela comunidade latino-americana.

O Senado convocou Lugo ao meio-dia local (13h de Brasília) para apresentar sua defesa contra a acusação de "mau desempenho das funções" apresentada pela Câmara de Representantes.

O Senado pretende anunciar o veredicto às 16h30 (17h30 de Brasília).
O clima é tenso nesta sexta-feira na capital do país, Assunção. Militantes de movimentos sociais ocupam a praça do Congresso, na expectativa do julgamento.
Uma comitiva de chanceleres da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), incluindo o Brasil, está no país para monitorar a situação e iria se encontrar com parlamentares nesta manhã.

O processo foi iniciado por conta do conflito agrário que terminou com 17 mortos na semana passada no interior do país.
Ele foi aberto na quinta-feira, depois que o Partido Liberal Radical Autêntico, do vice-presidente Federico Franco, retirou seu apoio ao presidente socialista, acusando-o de ter agido errado no confronto.

A Câmara aprovou a abertura do processo numa votação quase unânime, e o Senado --onde Lugo também não tem maioria-- marcou o julgamento político já para a sexta-feira.

"Estão me fazendo um golpe de Estado expresso, porque fizeram entre a noite e a madrugada. Nós dizemos que é inclusive anticonstitucional, porque não se respeita o devido processo", disse Lugo, um ex-bispo católico de 61 anos, em entrevista à emissora de TV Telesur na noite de quinta-feira.

"Tomara que reine a racionalidade nos nossos parlamentares, e que o presidente Lugo possa realmente sair airoso desse julgamento político injusto ao qual é submetido hoje pelo Congresso Nacional", acrescentou.
Os parlamentares decidiram acelerar o processo por temerem que protestos populares inviabilizem o andamento do impeachment.
Em caso de impeachment, o vice-presidente Franco deve completar o mandato de Lugo, que termina em 2013.

O último processo de impeachment no Paraguai aconteceu em 1999, quando o então presidente Raúl Cubas foi acusado de envolvimento no assassinato do vice-presidente Luis Argaña e na posterior morte de sete manifestantes. Cubas renunciou e se exilou no Brasil antes da conclusão do julgamento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue